Mercado

Clima provoca estagnação da produção de cana-de-açúcar em Goiás

Cresce em quase 10% a área plantada de cana-de-açúcar em Goiás nesta safra. A previsão de área colhida também é maior do que em relação à de 2003/2004 e deve avançar 10,96%. Apesar do aumento em área plantada e colhida, nesta safra Goiás deve manter a produção de açúcar em 668,19 toneladas. Já a produção do álcool deve cair 2%. Os dados foram divulgados ontem pelo Sindicato da Indústria de Fabricação de Álcool do Estado de Goiás durante o anúncio da abertura da safra 2004/2005, que este ano começa com atraso por causa das chuvas.

A queda na produtividade foi causada pelas condições climáticas. Muito sol de outubro a dezembro, período da brota da cana, e, nos meses seguintes, muita chuva. “A instabilidade climática provocou a queda na produção, mas Goiás deve obter o mesmo volume que na safra passada, cerca de 13,36 milhões de sacas de 50 quilos”, explicou o presidente do Sifaeg, Igor Montenegro Otto. O Estado soma oito usinas em funcionamento e este ano inaugura uma fábrica de açúcar nesta safra. A CRV Industrial, em Carmo do Rio Verde, que já produzia álcool, inaugura este ano a produção de açúcar.

De acordo com dados do Sifaeg, a produção de álcool no Estado deve cair de 646,34 milhões de litros para 633,42 milhões em relação à safra anterior. A produção do Centro-Sul do País deve aumentar 1,7%. A venda de carros a álcool e flex fuel (com motor a álcool e a gasolina) e o aumento da demanda do mercado externo deixam otimistas os produtores do combustível. As vendas de veículos a álcool e flex fuel saltaram de 6,9% no ano passado para 15,8% em 2004.

Empregos – A expectativa do Sifaeg é de que nesta safra a oferta média de empregos diretos cresça em 12,2%. Deverão ser gerados cerca de 20.552, sendo 17.232 trabalhadores rurais e 3.320 industriários. “Na safra passada o setor gerou em torno de 18 mil empregos e este ano o setor sucroalcooleiro torna-se um dos que mais geram empregos”, afirma.

Banner Revistas Mobile