Mercado

Chuvas desaceleram moagem de cana na região centro-sul

Chuvas desaceleram moagem de cana na região centro-sul

Ainda com mais de 50 usinas em operação, a moagem de cana na região centro-sul do Brasil atingiu somente 1,818 milhão de toneladas na primeira quinzena de janeiro. A expectativa era que o processamento pudesse superar 3 milhões de toneladas, porém as fortes chuvas entre os dias 9 e 16 de janeiro comprometeram as atividades. Neste período, as chuvas chegaram a 243,0 mm, praticamente todo o volume esperado para o mês (246,5 mm).

Na avaliação na consultoria Datagro, entretanto, este cenário é positivo em comparação a safra passada. No acumulado de 2015/2016, o volume de cana processada até a primeira quinzena de janeiro totalizou 596,00 milhões de toneladas. Este número representa um aumento de 4,7% sobre a moagem em mesmo intervalo da temporada anterior.

Também em função das chuvas, o rendimento industrial caiu 14,9% para 93,11 kg ATR por tonelada de cana. Assim, mais uma vez, as usinas deram prioridade àprodução de etanol anidro, com 28,4 milhões de litros nos primeiros quinze dias de janeiro. Já com relação ao açúcar, foram produzidas 29,46 mil toneladas. Vale lembrar que o baixo nível de renovação dos canaviais também afeta o rendimento da produção.

Fonte: (DCI)
Banner Revistas Mobile