Mercado

Chuva recorde permite recuperação de canaviais

O clima provocou suspensão da colheita de cana-de-açúcar e do processamento de açúcar e de álcool em unidades processadoras da região de Ribeirão Preto, maior pólo sucroalcooleiro do mundo. O volume de chuva na região desde o início do mês é recorde em abril dos últimos 56 anos.

De acordo com a Cia. Energética Santa Elisa, de Sertãozinho, que mede o índice pluviométrico desde 1948l do dia 1º de abril até hoje foram 205 milímetros de chuva na região. Até agora, o maior índice era o de 1977, quando o acumulado de todo o mês de abril chegou a 202 milímetros.

“É um fato histórico e ajudou muito na recuperação da safra na região, principalmente para as variedades mais tardias que são colhidas no fim da safra”, afirmou o conselheiro-administrativo da Santa Elisa, Maurílio Biagi Filho.

A chuva do início deste ano pode reverter o cenário de seca no fim de 2003, que ajudou na qualidade da cana processada na safra passada, mas estava prejudicando a deste ano. “A cana se recupera muito rápido”, concluiu Biagi Filho.

Banner Revistas Mobile