Mercado

Cetesb assina convênio para incentivar reformulação da gasolina e reduzir poluição

Será assindao hoje, às 11 horas, em São Paulo um convênio entre a Cetesb – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, órgão da

Secretaria do Meio Ambiente do Estado, e a ANP – Agência Nacional do

Petróleo, que promoverá estudos para a reformulação da gasolina distribuída no país, com o objetivo de reduzir o teor de olefinas – compostos químicos precursores da formação de ozônio na atmosfera.

O convênio prevê, ainda, estudos para a otimização do controle ambiental das atividades de armazenamento, distribuição e coleta seletiva de produtos derivados de petróleo. Estas medidas de controle indireto das emissões veiculares, atuando na melhoria da qualidade da gasolina e na gestão dos sistemas de estocagem e distribuição do combustível, deverão envolver as refinadoras de petróleo e distribuidoras de combustível, com benefícios que se refletirão sobre a saúde da população, especialmente dos que residem em regiões metropolitanas.

O secretário do Meio Ambiente, professor José Goldemberg, o presidente da Cetesb, Rubens Lara, e o diretor-geral da ANP, Sebastião do Rego Barros estarão presentes na solenidade.

De acordo com a Cetesb, as olefinas são hidrocarbonetos, com cadeias químicas duplas, que contribuem especialmente para a formação de ozônio de baixa atitude. A eliminação desse composto na gasolina constitui uma medida recomendada há mais de 30 anos pelos especialistas de todo o mundo em controle da poluição veicular.

Banner Revistas Mobile