Mercado

CerradinhoBio incrementa renda com bioeletricidade

CerradinhoBio incrementa renda com bioeletricidade

Em Chapadão do Céu, sudoeste de Goiás, a Cerradinho Bioenergia (CerradinhoBio), usina com capacidade para moer 4 milhões de toneladas de cana-de-açúcar por safra, tem conseguido incrementar o caixa através dos bons resultados a partir da produção de bioeletricidade.

Na safra 2013/14, a caldeira começou a funcionar, após a manutenção da entressafra, com antecipação de 15 dias para alavancar a produção de energia. De acordo com a empresa, a meta inicial já foi superada em 8% – dos 190 mil MWh previstos na safra 2013/14, foram produzidos 205 mil MWh. E o excedente foi negociado a preços até quatro vezes maiores do que os normalmente pagos no mercado regulado através de leilões da Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica.

Atualmente, cerca de 80% da eletricidade exportada está comprometida em contratos de longo prazo no mercado regulado – a um preço médio de R$ 200,00 o MWh, em valores do início de 2014. O excedente foi negociado no mercado à vista, cujo preço médio – ao longo da última safra – atingiu um patamar 75% maior, R$ 350,00 o MWh. “Esse preço médio do spot foi puxado pelas vendas a preços recordes no fim da safra 2013/14”, explica Gustavo de Marchi, diretor da empresa.

O saldo foi um incremento de receita significativo que deverá ser reinvestido no parque industrial. “Pretendemos focar os investimentos da Companhia no aumento da cogeração que tem contribuído positivamente para o resultado”, completa o presidente da CerradinhoBio, Luciano Sanches Fernandes.

2012-06-01 Bagaço Esteira Usina Cerradinho Bio (12)

Banner Revistas Mobile