Usinas

CEISE Br já se prepara para os 30 anos da Fenasucro & Agrocana

O sucesso alcançado neste ano eleva as expectativas para 2024, quando a feira atingirá a marca histórica de sua 30ª edição 

CEISE Br já se prepara para os 30 anos da Fenasucro & Agrocana

Nem bem se encerraram as atividades da 29ª Fenasucro & Agrocana, o CEISE Br já se prepara para o ano de 2024, quando será alcançada a marca histórica da 30ª edição da maior feira do setor bioenergético do planeta.

Os números obtidos na feira deste ano, encerrada no último dia 18, contribuem para elevar as expectativas da edição histórica que será realizada em 2024.  Levantamento realizado pelo CEISE Br e pela administração da Feira com os expositores aponta que a geração de negócios iniciados durante os 4 dias de evento alcançou R$ 8,3 bilhões, o que equivale a cerca de 60% de crescimento em relação à edição do ano passado.

LEIA MAIS > MasterCana Centro-Sul reforça presença feminina no agro

Com relação aos visitantes, a expectativa também foi alcançada. Em 2023, a Fenasucro & Agrocana registrou aumento na qualificação do seu público, com 60% deles indicando poder de decisão de compra. Outro destaque foi a geração de leads para os expositores, a maior de todos os tempos, com crescimento de 105% em comparação com 2022.

“Estamos gratos por todos os expositores, por todos que vieram visitar a feira. Tivemos, este ano, recorde de público, recorde de negócios. Neste primeiro ano à frente do CEISE Br, com ajuda dos nossos apoiadores, tivemos êxito em realizar uma grande feira, que conseguiu reunir um pouco de tudo. Nós falamos de ESG, de sustentabilidade, falamos de inovação, de questões tributárias, do empoderamento feminino; enfim, conseguimos abordar todas as principais pautas que estão em alta neste momento, incluindo a transição energética e sustentabilidade, que é a grande pegada do CEISE e também da feira”, disse Rosana Amadeu Silva, presidente do CEISE Br.

Ao avaliar os resultados da Rodada Internacional de Negócios da Fenasucro 2023, Flavio Castellari, diretor executivo do Arranjo Produtivo Local do Álcool (Apla) e do Parque Tecnológico Piracicaba, destacou o sucesso do evento.

LEIA MAIS > Murcha da Cana é discutida em reunião do Grupo Fitotécnico de Cana IAC

“A feira foi um sucesso, superando todas as nossas expectativas. Tivemos mais de 602 empresas participando das rodadas de negócio. Trouxemos 24 convidados internacionais e ainda tivemos mais 25 que se agregaram às conversas, totalizando quase 50 convidados internacionais, conversando com essas 62 empresas. Foram mais de 600 agendas, além das visitas aos estandes e da participação em conferências”, informou.

Segundo Castellari, as usinas do exterior vieram em busca de diversificação. “Este ano o biogás despertou muito interesse. Fizemos visitas à unidade Bonfim da Raízen, em Guariba-SP, tivemos rodadas de negócios para falar sobre bioenergia. A parte agrícola também despertou muito interesse: fomos visitar o IAC e visitamos a Viralcool, para eles verem como é a diversificação desenvolvida no Brasil. De forma geral, o que teve interesse foi a diversificação na parte industrial e no campo: equipamentos agrícolas, transbordo, novas máquinas. Tivemos 14 países compradores, desde a América Central, Bolívia, Colômbia, entre outros. Enfim, as coisas caminharam muito bem”, disse.

De acordo com o diretor da Feira, Paulo Montabone, todas as expectativas para a edição de 2023 foram superadas. “Recebemos mais de 53 países no evento deste ano, mostrando que o Brasil é o protagonista do setor de bioenergia e o precursor da transição energética global”, afirmou.

LEIA MAIS >  Sucroenergéticas de MS apresentam programas de sucesso em qualificação profissional

APL Sertãozinho

Em uma parceria com Sebrae, Fatec, SENAI, FAESP, IFSP, FUNDAM e Prefeitura Municipal, 12 pequenas e médias empresas do APL (Arranjo Produtivo Local) Metalmecânico de Sertãozinho, que agora, em sua nova fase, é gerido pelo CEISE Br, participaram, pela primeira vez, do evento.

“As empresas fizeram uma média de 30 a 40 contatos. Alguns clientes, inclusive, pediram proposta comercial. Nessa modalidade que desenhamos, conseguimos viabilizar esse acesso à feira com um excelente custo-benefício”, ressaltou Paulo Arruda, gerente regional do Sebrae Ribeirão Preto.

O objetivo, segundo ele, é aumentar o estande e triplicar o número de empresas na edição do ano que vem. “O processo foi tão legal que vamos repetir. E esperamos que muitas dessas empresas, no futuro, possam estar com seus estandes próprios”, reforçou.

LEIA MAIS > Agronegócio é responsável pela colocação de 28,1 milhões de brasileiros no mercado de trabalho

Em 2024, a 30ª edição da Fenasucro & Agrocana será realizada de 13 a 16 de agosto, em Sertãozinho-SP. Para a presidente do CEISE Br, a 29ª edição do evento fez história e foi um sucesso absoluto. “Ao longo de quatro dias, plantamos sementes para um futuro mais sustentável para o nosso país e para o mundo. Agora vamos continuar trabalhando para que, em 2024, já possamos estar colhendo os frutos na celebração histórica dos 30 anos de feira. Contamos com a participação de todos”, finalizou Rosana.

Banner Revistas Mobile