Mercado

Cargill inaugura terminal para açúcar

O Terminal de Exportação de Açúcar do Guarujá (Teag) – empresa criada por meio da associação das companhia Cargill com a Sociedade Operadora Portuária de São Paulo – inaugura dia 21 o terminal T-33 destinado à exportação de açúcar ensacado. “O terminal terá capacidade de 600 mil toneladas por ano e de recebimento de 150 caminhões por dia”, diz Francisco Vassellucci, diretor da Unidade de Negócio de Açúcar da Cargill. Com investimentos de US$ 11 milhões, o novo terminal da Teag está construído próximo ao terminal de açúcar a granel da empresa, com capacidade instalada para 3,6 milhões de toneladas.

A expectativa é de que nesta safra as exportações de açúcar ensacado somem 400 mil toneladas, destinadas inicialmente ao Oriente Médio, África e Ásia. O produto ensacado será destinado ao mercado varejista e às empresas de alimentos. A Cargill está presente no Brasil há 25 anos através da aquisição do produto no mercado nacional para exportação. Atualmente a empresa movimenta no mercado internacional em torno de 5 milhões de toneladas de açúcar por meio de diversas operações: parceria com usinas nacionais, compra de terceiros e participação nas bolsas internacionais.

“Este volume de negócios nos garante uma participação que oscila entre 40% e 50% das exportações brasileiras”, diz Vassellucci.

A Crystalsev, uma das controladoras da Operadora Portuária de São Paulo, produz 1,6 milhão de toneladas de açúcar por safra, dos quais 1,1 milhão são destinados ao mercado externo. Com oito plantas industriais, a empresa coloca a nona usina em operação no próximo ano. A empresa comercializa no mercado externo 900 mil toneladas a granel e 200 mil toneladas ensacado.

Além da participação nos terminais, a Crystalsev investirá US$ 10 milhões na construção do primeiro terminal de exportação de álcool do País, a ser inaugurado em agosto de 2004 e terá capacidade para exportar 900 mil metros cúbicos de álcool, volume que supera as projeções para as exportações brasileiras deste ano, de 800 milhões de litros.

Segundo Ricardo Santos, diretor-superintendente da Crystalsev, o terminal poderá ser ampliado. “O Brasil está empenhado em colocar o álcool em níveis mais elevados no mercado mundial”, diz

Presença no Brasil

A Cargill compra açúcar no Brasil para exportação há 25 anos. Em 1993, a empresa instalou um departamento específico para negociar o produto. Cinco anos depois, inaugurou o terminal no Guarujá (litoral paulista).

Com o objetivo de aumentar a movimentação do terminal, a Cargill anunciou no final de 2001 parceria com a Sociedade Operadora Portuária de São Paulo, que tem como controladores a Crystalsev, Hipercon e Plínio Nastari Consultoria, para atuar na área de logística e embarque do produto. Com a associação, a Cargill e a Sociedade Operadora Portuária de São Paulo criaram o Terminal de Exportação de Açúcar do Guarujá (Teag), com participação de 50% cada uma. “Vamos movimentar 2 milhões de toneladas de açúcar a granel este ano”, diz Vassellucci.

A safra brasileira de cana-de-açúcar terá perfil alcooleiro este ano, com mais de 1 bilhão de litros acima do produzido no ano passado. Na região Centro-Sul já foram produzidos até o fim de setembro 9,2 bilhões de litros de álcool, 13,3% a mais que os 8,1 bilhões de litros de setembro do ano passado.

A produção de açúcar também cresceu. No Centro-Sul foram produzidas 14,5 milhões de toneladas de açúcar, volume 7,4% superior aos 13,5 milhões de toneladas do produto da safra 02/03. As exportações de açúcar devem se manter nos mesmos níveis do ano passado, em 11,3 milhões de toneladas.

Banner Revistas Mobile