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"Caos logístico iniciará com safra canavieira", diz especialista

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Muito se comenta sobre um possível caos logístico nos portos e nas proximidades dos portos brasileiros. Antônio Petzold, consultor de negócios estratégicos da Archer Consulting, admite a possibilidade do problema, principalmente com o início da safra canavieira, devido maior fluxo de embarques de açúcar. Em entrevista exclusiva ao JornalCana, o especialista ressalta que esse caos poderá inclusive, causar um aumento de até 30% nos custos.

JornalCana – Com a safra recorde e com portos despreparados, o senhor acredita em um caos logístico em 2013?

Antônio Petzold – O país está caminhando para essa direção. Hoje não dá para ir para o Guarujá, por causa de fila no terminal de descarga e de origem e a fila também está em Santos. O frete rodoviário gira em torno de R$ 300,00/ tonelada para trazer produtos do Centro-Oeste para Santos ou Paranaguá. Sem contar que o governo sinalizou um aumento do diesel. A situação atual é que as ferrovias movimentam pouco e no modal rodoviário, os fretes são muito altos. Falta infraestrutura para o Brasil de um modo geral.

Tem acompanhado o mercado do açúcar e etanol nesse período?

Janeiro foi um dos melhores meses para exportações dos últimos anos. No período exportamos 2,3 milhões de toneladas de açúcar, contra 1,98 milhão de tons em 2012. Só que agora começa safra de grãos e terminais modais, não exclusivos de açúcar, recebem grãos. Se a safra de grãos atrasar, atrasa a safra de açúcar e o caos está armado, fora a perda de competitividade.

O cliente pode deixar de comprar do Brasil devido os rumores de caos?

Não, mas o que vai acontecer é que tudo isso será diluído no custo. Quem paga a conta da fila é o Brasil. No fundo o produtor, operador logístico e o terminal, pagam essa conta do comprador que embarcou seu navio. A falta de estrutura para exportar não é problema do cliente, mas as custos da espera entrarão composição do preço. Isso fica no bolso da incompetência do Brasil.

O custo logístico deve variar com essa espera?

Sim com certeza, essa conta estará dentro da cadeia de suprimentos até chegar ao exterior. Diria que essa conta aumentaria 30%. Além de todo o problema de espera, ainda há ameaça de greve de portuários e tudo é contribuição negativa.

Esses rumores têm aumentado o preço do açúcar no exterior?

Não acredito nisso, sempre há especulação. Minha maior preocupação é chegar nos portos e não conseguir embarcar a carga. O açúcar e etanol mais barato do mundo está no Brasil, mas quando se comparar o custo de movimentação de um container em Santos e em Cingapura, a diferença é absurda e quem paga essa conta é o exportador brasileiro. Por exemplo, um frete rodoviário é calculado, mas se o caminhão fica parado na fila, logicamente você vai pagar esse custo. Hoje a fila de embarque de açúcar na entressafra não é grande mas quando começar a safra, ela aumentará e o caos deve iniciar.

Quais medidas emergenciais para mudar essa situação?

Em infraestrutura não há medidas emergenciais, há medidas de médio à longo prazo. Uma saída seria a privatização, como as das rodovias, pois gera competição. Hoje o custo do container em Santos é alto por causa do monopólio. A privatização geral é que vai solucionar esses problemas, como exemplo as rodovias de São Paulo. Tudo que foi privatizado melhorou porque surgiu um mercado competitivo.

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