Mercado

Cana tolerante à seca é desenvolvida no Brasil

O Brasil está entre os líderes mundiais no setor da cana-de-açúcar, tendo produzido cerca de 625 milhões de toneladas em 2010 e com um faturamento anual bruto do setor sucroenergético de cerca de US$ 23 bilhões. De acordo com previsão da União Nacional da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), a produção deverá chegar a 1 bilhão de toneladas em 2020, crescimento necessário para atender à crescente demanda interna, especialmente da frota de veículos Flex, assim como a ampliação das exportações de etanol brasileiro.

Após 2020, estudos da UNICA indicam ainda que a área cultivada deverá estabilizar. Entretanto, o volume de cana produzida continuará crescendo em razão da aplicação de novas tecnologias, incluindo o desenvolvimento de variedades melhoradas geneticamente.

Com vistas a esse mercado futuro, a Embrapa Agroenergia, em parceria com o International Research Center for Agricultural Sciences (JIRCAS), Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (CENARGEN), Embrapa Clima Temperado (CPACT) e a Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor sucroalcooleiro (RIDESA), vem desenvolvendo variedades geneticamente modificadas da cana para tolerância a estresses abióticos, a exemplo da tolerância à seca.

O coordenador da pesquisa, Hugo Bruno Correa Molinari, conversou com o CIB sobre o projeto e destacou os possíveis benefícios da cana-de-açúcar GM para o setor sucroalcooleiro brasileiro.

CIB: Há quanto tempo a Embrapa Agroenergia vem desenvolvendo o projeto da cana tolerante à seca e em que estágio está atualmente?

Molinari: A cana-de-açúcar é uma cultura de grande importância agrícola para o Brasil, não apenas por ser fonte de açúcar e etanol – considerado combustível limpo –, como também pela co-geração de eletricidade, a partir do bagaço.

Além das pragas e doenças da cultura, um dos principais aspectos que causam impacto na produção brasileira é a escassez de água, especialmente no Nordeste. Sendo assim, a Embrapa deu início aos trabalhos com variedades transgênicas de cana ainda em 2008, começando pela adaptação dos protocolos e o treinamento da equipe nas técnicas de transgenia de cana, processo que durou cerca de um ano.

Já em 2009, formalizamos a parceria com o Japan International Research Center for Agricultural Sciences (Jircas), detentor da patente de vários genes de interesse para a agricultura brasileira. Para nós, em especial, o gene DREB (Dehydration Responsive Element Binding Protein ou Proteína de Resposta à Desidratação Celular), que está ligado à expressão de vários genes de defesa contra o déficit hídrico.

Após vários testes das variedades de cana RB quanto ao protocolo de cultura de tecidos, foi selecionada uma variedade para o desenvolvimento dos eventos geneticamente modificados (GM). Essas plantas passaram por avaliações em regime de contenção no laboratório e, agora, em casa de vegetação, finalizaremos a seleção dos melhores eventos baseado em diversos parâmetros fisiológicos e agronômicos. Depois disso, os melhores eventos serão avaliados em condições de campo.

CIB: Com a cana tolerante à seca, a expectativa é de aumento da produção de açúcar e etanol para atender a uma demanda cada vez maior. Para o mercado, o desenvolvimento dessa variedade é uma boa noticia?

Molinari: Sem dúvida. O Brasil espera produzir neste ano 27 bilhões de litros de etanol e 31 bilhões de toneladas de açúcar. Apesar de a produção brasileira de etanol atualmente ser menor que a americana, o Brasil já produz o etanol mais competitivo do mundo (US$ 35/barril).

Para crescer ainda mais, há duas alternativas: aumentar a área de produção – o que é possível, mas não desejável, já que avanços tecnológicos no setor deverão amenizar o crescimento exagerado da cultura nas áreas delimitadas pelo zoneamento agroecológico, definido pelo Ministério da Agricultura; ou desenvolver variedades que produzam mais no mesmo espaço, ou seja, que apresentem melhores índices de produção e produtividade. Para o mercado, este será o caminho mais interessante, especialmente em razão da redução das perdas devido à estiagem (que podem chegar a 50%, dependendo da região de cultivo e da época de plantio) e do uso mais eficiente da água, recurso natural importantíssimo e que deve ser preservado.

CIB: Quais as regiões que deverão ser beneficiadas com essa nova variedade de cana?

Molinari: Haverá aplicação para várias regiões, especialmente a região Nordeste (onde a produção necessita de irrigação suplementar, de salvamento ou plena), além das áreas de expansão como Goiás, Tocantins, Mato Grosso e Rio Grande do Sul (Estado que enfrenta longos períodos de estiagem e períodos de geada).

Aliás, este é um bom exemplo do potencial impacto da variedade transgênica. Atualmente, a única usina em atividade no município de Porto Xavier não atende a 2% da demanda interna do Rio Grande do Sul. Já existem iniciativas de implantação de usinas em dois outros municípios para estimular o crescimento do setor na região. Com o desenvolvimento de variedades transgênicas adaptadas, esse impulso poderá ser intensificado.

CIB: Qual a expectativa para que a cana tolerante à seca esteja disponível para avaliação da Comissão Técnica de Biossegurança (CTNBio)? O que se pode dizer a respeito dos testes de biossegurança até o momento?

Molinari: Estão sendo rigorosamente estudados e definidos os critérios para avaliação de segurança alimentar e ambiental da cana-de-açúcar transgênica. O objetivo é que se alcance o mesmo rigor aplicado às outras culturas GM já liberadas comercialmente no país.

Desta forma, estima-se que o evento de cana GM possa ser submetido para avaliação da CTNBio no primeiro semestre de 2012.

CIB: Outros países estão trabalhando no desenvolvimento da cana-de-açúcar transgênica?

Molinari: Sim, pesquisas com diferentes características, por instituições públicas e privadas. Na Austrália, em Cuba, nos Estados Unidos, na África do Sul e na Índia, que é um dos maiores produtores de açúcar do mundo, além de outros grupos no Brasil. São pesquisas que buscam principalmente a resistência a insetos-pragas (a exemplo da broca do colmo e da broca gigante, principais pragas que afetam a cultura no país), doenças como o mosaico, a escaldadura e o amarelinho, tolerância a herbicidas (glifosato, glufosinato de amônio e imidazolinonas) e outras características de importância agronômica, a exemplo de aumento do teor da sacarose e de biomassa.

Sobre o CIB – O Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB), criado no Brasil em 2001, é uma organização não-governamental sem fins lucrativos, cujo objetivo é divulgar informações técnico-científicas sobre biossegurança, biotecnologia e seus benefícios, aumentando a familiaridade de todos os setores da sociedade com o tema. Na Internet, você pode nos conhecer melhor por meio do site www.cib.org.br.

O Conselho desenvolve suas atividades com o suporte de profissionais ligados aos principais centros de pesquisa, universidades e institutos de cunho científico do País. O grupo hoje é composto por mais de 80 profissionais que atuam em campos distintos do conhecimento científico. Desta forma, o CIB se consolidou como fonte para jornalistas, pesquisadores, consumidores, empresas e instituições interessadas em biotecnologia e biossegurança.

Parceiros

o agronegócio O que é? Dados do Governo Indicadores Estatísticas Oportunidades Entrevistas Eventos Artigos Notícias mercado financeiro Análise de Mercado Economia Crédito Rural agroenergia Biodiesel Etanol Outros agricultura Algodão Arroz Café Cana de açúcar Feijão Flores Fruticultura Milho e sorgo Pragas e doenças Soja Trigo Outros pecuária Apicultura Aquicultura e Piscicultura Avicultura Bovinos (corte) Bovinos (leite) Caprinos e ovinos Equinos Nutrição animal Pastagem Saúde animal Suínos Outros política rural Agricultura familiar Administração rural Capacitação Certificação Direito agrário Governo Outros setor florestal Agroflorestal ecologia Meio ambiente Orgânico Turismo rural tecnologia Divulgação Científica Agric. de precisão Biotecnologia Informação Informática Transgênicos Outros setor agroindustrial Frigoríficos Laticínios Máquinas e Implementos Processamento Outros

Portal do Agronegócio

Empresa Vinculada a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica do CENTEV/UFV – Rua Manuel Clemente 126, Bom Jesus, Viçosa MG, 36570-000

2001 – 2011 – Todos os direitos reservados – Política de Privacidade – Desenvolvido por Ronnan del Rey

As informações e conteúdos deste site originam-se de fontes confiáveis, porém o Portal do Agronegócio não garante e nem se responsabiliza pela sua precisão, integridade e confiabilidade, e seu uso para qualquer propósito específico, assim como por lucros cessantes, reclamações de terceiros e danos diretos e indiretos causados por usos das mesmas.

Banner Revistas Mobile