Mercado

Cana-energia é a aposta da GranBio

Cana-energia é a aposta da GranBio

img8178
Crédito: Michel Rios

A GraalBio, empresa responsável pela construção da primeira unidade industrial de etanol celulósico do Brasil, aposta em pesquisas para crescer. Em maio deste ano a empresa inaugurou sua Estação Experimental, na mesma cidade em que constrói sua unidade industrial, em Barra de São Miguel, em Alagoas.

Em menos de um ano, os pesquisadores já realizaram mais de 100 mil cruzamentos entre germoplasmas de cana, tendo como objetivo desenvolver uma variedade capaz de suprir as necessidades para a produção de etanol celulósico.

De acordo com Alan Hiltner, vice-presidente da GranBio, na unidade industrial que está sendo construída, a palha e o bagaço da cana servirão como matéria-prima. “Desde o principio gostaríamos de ter uma alternativa neste processo. Recolher palha do canavial é trabalhoso, o que torna o processo mais complicado e caro. Nosso trabalho na Estação é encontrar essa alternativa”, afirma.

E o modelo ideal parace estar próximo. A variedade, batizada de Cana Vertix®, é obtida a partir do cruzamento genético de híbridos comerciais com tipos ancestrais de cana-de-açúcar. O resultado é uma cana mais robusta, com maior teor de fibra e potencial produtivo, que poderá ser plantada inclusive em áreas degradadas de pasto. O primeiro plantio comercial da tecnologia está previsto para 2015. “A matéria-prima é fator-chave de competitividade para o etanol de segunda geração. Acreditamos que a cana-energia é a melhor fonte de biomassa para essa indústria no mundo”, afirma Bernardo Gradin, presidente da GranBio.

Com 60 hectares de área, a Estação Experimental recebeu investimentos da ordem de R$ 10 milhões, sendo 90% do valor financiado pela Finep – Financiadora de Estudos e Projetos, empresa pública ligada ao Ministério da Ciência e Tecnologia.

Fundada em 2011, a GranBio é uma empresa de biotecnologia 100% brasileira, controlada pela Gran Investimentos S.A., holding da família Gradin. Pioneira na adoção da tecnologia para a produção de etanol celulósico no Hemisfério Sul, a companhia tem foco nos segmentos de biocombustíveis e bioquímicos.

img8180
Crédito: Michel Rios

Banner Revistas Mobile