Mercado

Cana é fundamental à energia, afirma Chipp

Os projetos de geração de energia por meio da biomassa de cana-de-açúcar e os de pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) são fundamentais para a segurança energética do País até 2012, quando está prevista a conclusão das usinas do Rio Madeira. Esta análise é do diretor geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Hermes Chipp. A ONS é responsável pela coordenação e controle da operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica no Brasil.

Para Hermes Chipp, o próximo ano seguirá sem problemas, mas a partir de 2009 o sistema necessitará de incremento. Ele informa que em breve poderá ocorrer um leilão de energia de biomassa e que os marcos regulatórios avançam neste sentido. O diretor da ONS diz que de maneira geral os níveis dos reservatórios são satisfatórios.

O administrador do ONS disse que o próximo ano de 2008 seguirá com tranqüilidade. “Em 2009, não deve ocorrer problema e agilizar os projetos de biomassa e de pequenas centrais hidroelétricas será melhor ainda porque haverá maior garantia. Trabalhamos com medidas preventivas na operação no curto prazo e com o dimensionamento da oferta da forma mais adequada que for possível”, disse.

Banner Revistas Mobile