Mercado

Cana: Acima do previsto

A oferta de cana está superando as expectativas. Com isso, a moagem da safra 2006/7 poderá atingir 367,2 milhões de toneladas no centro-sul. Rendimentos acima da média no Paraná, Mato Grosso do Sul e nas cidades paulistas de Ourinhos e de Assis compensam quebras em Ribeirão Preto.

Os dados são de Plínio Nastari, da Datagro, e constam do mais recente levantamento da consultoria. As novas estimativas indicam, ainda, que os estoques de passagem de álcool em 1º de maio de 2007 serão bastante confortáveis: 377 milhões de litros -na avaliação anterior a consultoria previa déficit.

Os estoques de passagem, mais a produção da safra 2007/8 até 30 de abril, garantem estoque efetivo de 1,1 bilhão de litros em 1º de maio de 2007. Diante desses números, e da pressão menor das exportações, a Datagro conclui que há volume suficiente para o retorno da mistura de 25% de álcool já no próximo mês.

Os números de álcool da Datagro se aproximam dos apresentados pela Unica (associação das usinas) ao governo federal para justificar o pedido de retorno da mistura para 25%, percentual que vigorava até o início do ano. A mistura atual é de 20%.

Açúcar e álcool

Pelos dados de Nastari, a produção nacional de álcool atingirá 17,4 bilhões de litros, sendo 15,7 bilhões no centro-sul. Já a safra de açúcar será de 30 milhões de toneladas, sendo 25,85 milhões na região centro-sul.

Banner Revistas Mobile