Mercado

Campeões reforçam a ´seleção´ do setor

O esporte brasileiro — que bateu o seu próprio recorde nos Jogos Pan Americanos, em Santo Domingo, República Dominicana, conquistando 122 medalhas — está em alta no setor sucroalcooleiro. O apoio a atletas e competições e a realização de atividades nessa área, envolvendo funcionários e a comunidade, têm colocado usinas e destilarias em lugar de destaque no mundo esportivo. A Usina Debrasa, de Brasilândia (MS) – pertencente ao Grupo J. Pessoa -, acaba de contratar a ex-jogadora de basquetebol Rute Roberta de Souza, que atuou por dez anos na Seleção Brasileira, conquistando medalha de ouro no Pan Americano de 1991 em Havana, Cuba e o título de campeã mundial em 1994 em Sydney, Austrália.

Rute assinou contrato com a Debrasa para comandar as atividades de basquete no Projeto Criança Feliz, que conta com 350 participantes, entre os quais, filhos de funcionários e de moradores de Brasilândia. A ex-jogadora da Seleção reforça a “equipe” do Grupo J. Pessoa, patrocinador, desde fevereiro de 2002, do atleta Neilton Conceição que tornou-se bicampeão mundial de taekwondo, nos Estados Unidos, em junho do ano passado, e obteve o segundo lugar do campeonato mundial da modalidade em 2003. Neilton “veste” a camisa da Usina Seragro, de Japoatã (SE), outra unidade do Grupo.

O lutador de jiu-jitsu Hamilton César Caetano também começa a ganhar destaque, entre as celebridades esportivas do setor, contando com o patrocínio da Usina Alta Paulista — Usalpa, de Junqueirópolis (SP), onde trabalha como projetista industrial. Hamilton, que tem o apoio de outras empresas ligadas aos negócios com açúcar e álcool, já obteve boas colocações em campeonatos nacionais e internacionais, como o terceiro lugar no campeonato mundial deste ano e o primeiro em 2001. A “briga” pelo pódio promete esquentar, ainda mais, com o retorno de Maria Zeferina Rodrigues Baldaia, patrocinada pela Companhia Energética Santa Elisa, de Sertãozinho (SP). Após um período de descanso e recuperação física, a atleta — que tem, atualmente, o co-patrocínio da Mizuno (empresa de materiais esportivos) — entra nas pistas, com um objetivo bem definido: obter o índice olímpico

Com inúmeras conquistas, Zeferina é reconhecida como integrante da elite do atletismo brasileiro. Entre os seus diversos sonhos, na área esportiva, ela comemorou, em 31 de dezembro de 2001, a vitória na Corrida de São Silvestre. A Santa Elisa, além de investir na carreira de Zeferina, promove a Olimpíada Verde e Branco, que visa a integração entre os atletas funcionários, aposentados e dependentes. A competição de 2003, contou com mais de 1.000 inscritos em 22 modalidades esportivas. A Usina Guarani movimentou, também, o esporte em São Paulo, com a realização da II Copa Açúcar Guarani de Tênis, de 29 a 31 de agosto. O torneio, que aconteceu em São José do Rio Preto (SP), valeu como etapa do Circuito Paulista de Tênis e contou pontos para o ranking da Federação do Estado. A II Copa foi disputada em 29 categorias diferentes e teve a participação de tenistas a partir de 10 anos.

Banner Revistas Mobile