Mercado

Caminhoneiros vão pagar teste de transgeníase

Os caminhões carregados com soja que não possuírem certificados de transgeníase da carga ao chegarem na divisas do Paraná deverão pagar para obterem o documento. A decisão foi tomada pelo governador do Estado, Roberto Requião, e passou a valer ontem.

A medida adotada pelo governo do Paraná é a seqüência da postura contra os transgênicos, produtos agrícolas modificados geneticamente. Desde terça-feira da semana passada foram implantados bloqueios nos postos de fiscalização nas divisas do Santa Catarina, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Só entravam no Paraná caminhões que comprovassem que a soja transportada não era transgênica, ou caminhões lacrados. As filas nas estradas chegaram a 1.500 carretas.

Antes de colocar em vigor a decisão que vale desde ontem, o governo paranaense liberou kits para a realização do teste de transgeníase das cargas que não tivessem o certificado. Desde ontem, o exame passou a ser pelo caminhoneiro, e a emissão do certificado por parte dos laboratórios credenciados pode custar até R$ 500 por carga.

Banner Revistas Mobile