Mercado

Câmara vai investigar fraudes de combustíveis

A Câmara dos deputados vai investigar denúncias de fraudes envolvendo o comércio de combustíveis no Brasil. O presidente da casa, João Paulo Cunha (PT-SP) disse que deverá ser instalada uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para averiguar o caso.

O requerimento encabeçado pelo deputado Paulo Santana (PT-RJ) já foi analisado e, segundo Cunha, atende aos requisitos regimentais, contando com mais das 171 assinaturas necessárias. João Paulo afirma que essa CPI é importante para garantir uma concorrência equilibrada no setor e o combate aos constantes casos de adulteração de combustíveis.

O deputado Robson Tuma (PFL-SP) também apresentou requerimento. Segundo ele, as fraudes vão desde a concessão de liminares a companhias distribuidoras de combustíveis “de fundo de quintal” que buscam deixar de pagar tributos até a venda e revenda de combustíveis de baixíssima qualidade, adulterados com a adição de diversas substâncias químicas.

Nos próximos dias devem ocorrem na Câmara também audiências públicas sobre o setor. A Comissão de Defesa do Consumidor, Meio Ambiente e Minorias vai discutir a adulteração de combustíveis nos postos de gasolina.

Banner Revistas Mobile