Mercado

Brasil quer ampliar fluxo de comércio com Coréia

SÃO PAULO, O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Roberto Rodrigues, e o vice-ministro da Agricultura da Coréia do Sul, Youn Jang-Bae, abrem na próxima segunda-feira, às 9h30, a primeira reunião do comitê de cooperação agrícola dos dois países, em Brasília.

Durante o encontro, serão analisados temas relacionados ao comércio bilateral de produtos agropecuários. O resultado das discussões poderá trazer um incremento no fluxo comercial entre os dois mercados.

“O Brasil quer ampliar o número de estabelecimentos habilitados a exportar carne de aves para a Coréia do Sul, e eles têm interesse de vender sementes de hortaliças e pêras para nós”, informa o diretor de Assuntos Sanitários e Fitossanitários da Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio do Mapa, Odilson Ribeiro e Silva. “Além disso, queremos conhecer os requisitos coreanos para importar carnes bovina e suína”. Hoje, o mercado brasileiro não exporta nenhum desses dois produtos para a Coréia.

A agenda de negociações multilaterais da Rodada de Doha da Organização Mundial do Comércio (OMC) e a cooperação na área de pesquisa também serão tratadas durante a reunião do comitê agrícola Brasil-Coréia do Sul, criado em 2005.

No dia seguinte, a missão coreana visitará a sede da Empresa Brasileiras de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, em Brasília. Na quarta e na quinta, a delegação conhecerá, em São Paulo, o setor sucroalcooleiro e o Centro de Energia Nuclear da Agricultura (Cena) da USP.

Banner Revistas Mobile