Mercado

Brasil fecha US$ 31,4 milhões em negócios em feira de orgânicos

Com um total de US$ 31,4 milhões em negócios fechados para os produtos brasileiros, o resultado da Biofach, maior feira mundial de produtos orgânicos, encerrada no domingo em Nuremberg, na Alemanha, foi melhor que o esperado para o Brasil, que esperava US$ 30 milhões.

Durante a feira, a Apex (Agência de Promoção de Exportações do Brasil) resolveu mudar o foco de suas investidas: em lugar de tentar atrair grandes redes varejistas com seções de orgânicos, conversou com pequenas cadeias especializadas nesse tipo de produto, diz Juan Quirós, presidente da agência. E pretende trazê-los ao Brasil em breve para que conheçam produtores de mercadorias que eles mostraram interesse.

Além disso, diz Quirós, o potencial de produção do Brasil interessou a empresários para se tornarem processadores de orgânicos no país, mas eles querem também cativar o mercado interno.

“Os empresários argumentam que eles não podem fazer os investimentos no Brasil só para ele ser base de exportação”, afirmou.

Por isso, segundo ele, nas duas feiras de orgânicos que serão realizadas neste ano no Brasil –em maio, em São Paulo, e em novembro, no Rio–, o público em geral poderá entrar, degustar e aprender um pouco mais sobre produtos e processos orgânicos, para criar cada vez mais familiaridade com esse tipo de produto.

Banner Revistas Mobile