Mercado

Brasil é considerado o maior potencial em energias renováveis

Um recente relatório das Nações Unidas aponta o Brasil como o maior mercado mundial de energias renováveis. Hoje 46% da energia do Brasil provém de fontes renováveis, destacando-se a enorme capacidade hídrica e uma já experiente indústria de bioetanol.

O Brasil é ainda líder mundial em financiamento de energias renováveis. No último ano o BNDES foi o maior fornecedor global de financiamento para projetos nesta área.

A produção de biocombustíveis vem crescendo rapidamente devido à existência de grandes áreas de terra arável, recursos abundantes de água, apoio governamental, uma emergente população em idade ativa e custos vantajosos. No caso específico do etanol o Brasil é produtor e exportador. Hoje 80% da produção de automóveis é do tipo “flex” e 52% do consumo de combustível em veículos pequenos é feito com etanol. Por outro lado, as exportações de etanol brasileiro aumentaram 46% no último ano, com destaque para países da Europa e Estados Unidos.

Temas como este serão amplamente debatidos no IX Congresso Internacional de Bioenergia e 1º Congresso Brasileiro de Geração Distribuída e Energias Renováveis, que acontecem de 18 a 21 de agosto de 2009, em Curitiba. Neste período 46 palestrantes e painelistas do Brasil e de diversos países do mundo estarão transmitindo informações importantes sobre o atual estágio e perspectivas das energias renováveis em nosso planeta.

Juntamente com o Congresso acontece a 2ª BioTech Fair – Feria Internacional de Tecnologia em Bioenergia e Biocombustível. Uma usina completa de biodiesel estará montada e operando durante o evento, mostrando o processo de produção e sua aplicação. A unidade faz parte do projeto Biominas e está adaptada em um carreta rodoviária, com 22 metros de comprimento.

O programa completo do evento e detalhes da feira estão disponíveis no site www.eventobioenergia.com.br . A promoção é da Remade, com coordenação técnica da FUPEF-UFPR, Copel e Itaipu, e organização da Porthus Eventos.

Banner Revistas Mobile