Usinas

Brasil avança na mobilidade sustentável com o Projeto de Lei do Combustível do Futuro

Santander DATAGRO destaca a importância do projeto para a descarbonização e a sustentabilidade no país

Brasil avança na mobilidade sustentável com o Projeto de Lei do Combustível do Futuro

A 8ª Santander DATAGRO Abertura de Safra, Cana, Açúcar e Etanol 2024/25, realizada em Ribeirão Preto – SP, nesta quarta e quinta-feira (6 e 7), foi marcada pela presença de autoridades, dirigentes setoriais e representantes do mercado financeiro.

A relevância de legislações em andamento no Congresso Nacional, especialmente o “Combustível do Futuro” (PL 4.516/23), para impulsionar políticas públicas em prol da mobilidade sustentável e da descarbonização no Brasil, foi destaque na abertura oficial do evento.

O projeto em destaque abrange três pilares essenciais para o setor de energia limpa e renovável: etanol, biodiesel e biometano. Dentre suas propostas, estão a ampliação do uso do etanol, permitindo até 35% de adição à gasolina, e a inclusão do etanol de milho e outras fontes. Quanto ao biodiesel, prevê-se aumentar a mistura no diesel para 20% e, possivelmente, 25% em breve.

LEIA MAIS > Safra 2024/25 no Centro-Sul deverá chegar a 615 milhões de toneladas de cana

Plínio Nastari, presidente da DATAGRO, ressaltou que o PL do Combustível do Futuro posiciona o Brasil como líder no controle de emissões de gases de efeito estufa e na adoção de iniciativas concretas para a descarbonização. Ele ressaltou também a importância da medição de emissões ao longo de todo o ciclo de produção automotiva, o que está alinhado com os objetivos ambientais dos biocombustíveis.

Marlon Arraes, diretor do Departamento de Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia, destacou a significância da aprovação do PL para a indústria nacional de biocombustíveis e anunciou que o ministério abrirá consultas públicas para discutir a viabilidade de aumentar a mistura de álcool anidro na gasolina para 30%.

Além disso, foram abordados outros temas relevantes durante a cerimônia, como o potencial do Brasil na produção de combustível sustentável para aviação e a oportunidade de apresentar seu compromisso com energia limpa na Conferência do Clima da ONU em 2025, mencionando o RenovaBio.

LEIA MAIS > Crescimento da economia brasileira é impulsionado pela alta de 15% da agropecuária em 2023

O evento também prestou homenagem ao Dia Internacional da Mulher, destacando mulheres de destaque no setor sucroenergético, como Rosana Amadeu, presidente do CEISE Br, Caroline Perestrelo, superintendente executiva de corporate agro do Santander, Claúdia Toneilo, diretora de RH do Grupo Viralcool, e Rute Nastari, esposa de Plínio Nastari, presidente da DATAGRO.

Banner Revistas Mobile