Usinas

BP Bunge Bioenergia reduz 50% dos incêndios nos últimos 2 anos

Programa de prevenção e combate a incêndios prevê R$ 30 milhões em investimentos até 2024

BP Bunge Bioenergia reduz 50% dos incêndios nos últimos 2 anos

Em algumas regiões do Brasil, o inverno se caracteriza por períodos longos de poucas chuvas e ar seco, o que aumenta o risco de incêndios.

Nos canaviais, esses episódios costumam aumentar significativamente nessa época do ano, e é quando todo o setor sucroenergético se volta ainda mais para a conscientização da população sobre o tema, já que os incêndios podem ter impactos ambientais significativos, incluindo a liberação de gases de efeito estufa, danos à biodiversidade e geração de problemas de saúde relacionados à qualidade do ar, além de acarretar prejuízos econômicos.

LEIA MAIS > “Aumentar a produtividade é a prioridade zero do setor bioenergético”

Como uma das líderes brasileiras nos mercados de etanol, bioeletricidade e açúcar, a BP Bunge Bioenergia possui um amplo programa de prevenção e combate a incêndios, estruturado sobre os pilares Prevenção Efetiva, Detecção Rápida, Combate Ágil e Ação Segura, denominado Brigada 4.0, cujos resultados já têm se mostrado bastante relevantes: nos últimos dois anos, foi alcançada uma redução média de 52% de áreas queimadas por hectare e de 50% no número de incêndios em áreas próximas às 11 usinas do grupo. Os investimentos da companhia voltados a tais iniciativas são de R$30 milhões até 2024.

Para o diretor agrícola da BP Bunge Bioenergia, Rogério Bremm, a diminuição do número de incêndios e áreas queimadas passa pela combinação das estratégias de prevenção, detecção, combate e capacitação dos colaboradores.

“Os resultados positivos confirmam que os investimentos que estão sendo realizados em uma série de práticas vitais de prevenção, no monitoramento por câmeras, assim como em treinamentos e detalhados procedimentos de atuação, tem tornado a nossa detecção e o combate aos incêndios muito mais eficientes. Ainda, cabe ressaltar que a colheita é totalmente mecanizada nas unidades da empresa e não usamos fogo como forma de manejo”, explica Bremm.

LEIA MAIS > CFO da BP Bunge defende metas ambiciosas para o setor

Prevenção e tecnologia

Além de realizar ações que incluem a compra e manutenção de equipamentos e materiais, renovação de frota, formação, treinamento regular e gestão de equipes locais, a BP Bunge Bioenergia efetua campanhas internas e externas de conscientização com o intuito de maximizar a segurança de colaboradores e membros das comunidades.

A empresa aposta ainda em recursos tecnológicos voltados à detecção de incêndio por meio de um sistema de monitoramento por satélite, que alerta sobre as condições climáticas favoráveis para o aumento da propagação de focos de fogo, além da utilização de câmeras de alta definição em torres de observação localizadas em pontos estratégicos para detecção rápida de incêndios, tudo isso monitorado de forma online pela Central de Incêndios Agrícola.

Essa tecnologia com câmeras já está instalada nas unidades de Pedro Afonso – TO, Itumbiara – GO, Ituiutaba – MG, Moema e Guariroba – SP; em julho esse sistema será instalado na unidade Tropical – GO e em agosto nas unidades de Ouroeste – SP e Santa Juliana – MG. Até 2024, as demais unidades contarão com o recurso.

LEIA MAIS > SIAMIG defende diálogo com associações para definição de políticas públicas

Em termos de estrutura de combate a incêndios, a empresa conta com 97 caminhões-bombeiro, que possuem jato de água automatizados e são controlados pelo operador por joystick no interior da cabine, evitando a exposição do brigadista. Esses equipamentos ficam localizados nas áreas agrícolas das unidades em postos avançados de combate a incêndios, prontos para deslocamentos de emergência, realizado com apoio de um sistema de navegação online para chegar mais rapidamente às áreas de atendimento.

Há também 16 caminhões-pipas, 12 caminhões-tanque e 1.050 colaboradores treinados como brigadistas. Além disso a empresa tem mapeadas as áreas de risco, efetua ações preventivas como a limpeza regular de áreas próximas a rodovias, carreadores e aceiros, entre outras.

LEIA MAIS > Raízen aposta na produção de E2G em seus parques de bioenergia

Como você pode fazer a sua parte?

Grande parte dos incêndios ainda está associada à ação inadequada de algumas pessoas e, por isso, é importante a contribuição de todos:

  • Não queime lixo ou folhas secas, descarte-o em local apropriado;
  • Nunca jogue bitucas de cigarro às margens de rodovias;
  • Evite acender fogueiras. Basta uma fagulha para o fogo se alastrar;
  • Não solte balões. É crime previsto na lei 9.605/98;
  • Descarte vidros e latas da forma correta, sua exposição ao sol ou ao calor em contato com folhas secas pode criar uma chama;
  • Cuidado com velas, tochas, lampiões e fogareiros;
  • Verifique as instalações elétricas residenciais para evitar curtos-circuitos.

Outra orientação muito importante é que o trânsito de pessoas ou veículos em locais com fumaça ou fogo não deve ocorrer. Esses elementos prejudicam a visibilidade e podem provocar graves acidentes. Nessas situações deve-se sempre procurar um local seguro.

Em caso de incêndio, acione o Corpo de Bombeiros pelo número de emergência 193.

Banner Revistas Mobile