Usinas

Bonsucro busca melhorar acesso do mercado a seus produtos certificados

Certificadora encomendou estudo para entender melhor os impulsionadores da cana sustentável e derivados no Brasil

Bonsucro busca melhorar acesso do mercado a seus produtos certificados

Desde 2011, quando foi efetivada a primeira certificação de uma usina brasileira pela Bonsucro, a produção de cana-de-açúcar certificada cresceu, mas a demanda por essa cana e seus derivados não mantiveram o mesmo ritmo.

A lacuna entre oferta e demanda por cana-de-açúcar sustentável é um fator limitante para o desenvolvimento contínuo desse mercado. O assunto será tema de um webinar promovido pela certificadora, no próximo dia 28 de junho.

A Bonsucro é uma das principais certificações do setor sucroenergético brasileiro. Seu objetivo é garantir a sustentabilidade na produção de cana-de-açúcar. Incentiva os produtores a melhorar seus impactos socioambientais, ao mesmo tempo em que busca facilitar o acesso ao mercado e recompensar financeiramente o trabalho árduo dos produtores em relação à sustentabilidade.

A certificadora encomendou um estudo à Pecege Consultoria e Projetos para entender melhor os impulsionadores da cana-de-açúcar sustentável e seus derivados no Brasil, entender os incentivos e barreiras para aumentar a demanda por tais produtos e propor estratégias para que o Bonsucro se envolva ainda mais com o mercado e aumente o valor da certificação para os membros.

LEIA MAIS > Desembolso do crédito rural alcança R$ 318,7 bilhões em 11 meses

Recentemente a Bonsucro contribuiu para lançar o Guia para Finanças Sustentáveis no Agro, em colaboração com o Pacto Global da ONU.

O Guia foi desenvolvido pela equipe brasileira do Pacto com apoio do BID Invest e parceria com a NINT além das empresas que compõem o comitê do Projeto de Finanças Sustentáveis: Bonsucro, Vert Capital , UNICA , P w C Brasil , BP Bunge e Sicredi .

Disponível online e gratuitamente, o guia tem o objetivo de reunir boas práticas financeiras para empresas do agronegócio. Ele reúne, inclusive, conhecimentos sobre diferentes linhas de crédito e instrumentos financeiros para a agropecuária, independentemente do tamanho da organização: pequenos produtores ou grandes empresas.

Banner Revistas Mobile