Mercado

BNDES e Finep preparam programa de inovação agrícola em cana-de-açúcar

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) está preparando junto com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) um novo programa de incentivo à inovação no setor sucroalcooleiro. A iniciativa está sendo formatada nos moldes do PAISS (Apoio à Inovação Tecnológica Industrial dos Setores Sucroenergético e Sucroquímico). No entanto, esse novo incentivo será voltado à inovação na área agrícola, informou ao Valor o chefe do Departamento de Biocombustíveis do BNDES, Carlos Eduardo Cavalcanti.

“Queremos estimular o aumento da produtividade agrícola do setor, que está estagnada há muitos anos”, afirmou. Segundo Cavalcanti, os detalhes do novo programa estão sendo finalizados e devem ser apresentados nos próximos meses.

O PAISS foi lançado em 2012 pelo banco de fomento e a Finep e aprovou recursos de R$ 3 bilhões para projetos inovadores na área etanol celulósico e outras tecnologias que usassem a cana-de-açúcar como matéria-prima.

Entre os projetos aprovados pelo programa estão o da GranBio, pertencente à holding da família Gradin, de produção de etanol celulósico e químicos a partir do bagaço e da palha da cana, e o da Raízen, controlada pela Cosan e pela Shell, que implantará sua primeira unidade de etanol celulósico este ano.

Banner Revistas Mobile