Mercado

BNDES admite empréstimos a empresas endividadas

O presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Carlos Lessa , afirmou que a instituição não está fechada à possibilidade de realizar empréstimos a empresas endividadas, esclarecendo que “estar endividada não é pecado”, porque quando uma companhia de um setor dinâmico da economia se endivida para crescer isso conta de modo favorável a ela.

Na avaliação de Lessa, tem sentido apoiar empresa que esteja fragilizada por algum problema conjuntural. “Nenhuma sociedade no mundo deixa empresas produtivas importantes quebrarem porque se elas quebrarem elas trazem consigo uma constelação de quebras”, analisou.

Reafirmou sua posição favorável a hospitalizar uma empresa, mas não o empresário. Isso significa que se o empresário foi um gestor temerário, que levou sua empresa a uma situação precária, ele não deve ser escorado. “Mas permitir que a operação seja destruída é um risco e uma perda que a sociedade não pode atravessar”.

Ele admitiu que o setor de comunicação se enquadra nesse caso. Um pedido de empréstimo no montante de R$ 5 bilhões já foi encaminhado ao banco, mas Lessa informou que a matéria transcende a decisão do BNDES.

A posição do banco é favorável a apoiar o setor. “É fundamental para o país e a sociedade nacional que os conteúdos sejam próprios” e que haja espaço “até para idiota se apresentar”, afirmou, porque tudo isso é importante para a civilização. “E a indústria da comunicação é um espaço importante para a produção, reprodução e afirmação desses conteúdos. E portanto nenhuma sociedade pode permitir que ela desapareça. A posição do BNDES é favorável a um programa de robustecimento do setor, mas a decisão será construída em esfera superior”, sublinhou Lessa, garantindo que vai haver muita controvérsia a respeito . As sugestões recebidas pelo BNDES até o momento são pouco convergentes, sem consenso, revelou. (Fonte: Agência Brasil)

Banner Revistas Mobile