Mercado

Biodiesel: indústria pede isenção tributária na fase inicial

A produção de biodiesel no Brasil precisa contar com isenção tributária em sua fase inicial, defendeu hoje o presidente da comissão de biodiesel da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), Juan Diego Ferrés. Ele sugeriu que a produção deste tipo de combustível comece com a soja, pelo volume disponível da oleaginosa, o que permitiria induzir posteriormente o uso de outras culturas. “A proposta é usar a soja como propulsora do biodiesel”, afirmou, durante palestra no seminário “Biodiesel: Combustível Verde”, na Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs).

Além do apoio ao biodiesel de origem vegetal, a pesquisadora Andréa Borges, da empresa Gerar Tecnologia, que também participou de um painel do seminário, pediu que os óleos residuais recebam os mesmos incentivos. A companhia desenvolveu tecnologia para aproveitar resíduos (graxos, da indústria alimentícia e de esgoto sanitário) na produção de biodiesel.

Ferrés citou que, na União Européia, o biocombustível recebeu incentivo via desoneração tributária. No bloco, 2% dos combustíveis já deverão ser de fontes renováveis este ano, indicou o dirigente. Em 2010, este índice deverá chegar a 5,75%.

Banner Revistas Mobile