Mercado

Biodiesel é tema de encontro entre representantes do setor e governo

O Laboratório de Desenvolvimento de Tecnologias Limpas – Ladetel da Usp/Ribeirão Preto, receberá amanhã dia 27 de março, a visita de Alfred Szwarc, consultor da União da Agroindústria Canavieira de São Paulo – Unica e de José Nilton de Souza Vieira, coordenador geral do departamento de Açúcar e Álcool do Ministério da Agricultura para analisar a implantação de um programa de biodiesel em São Paulo.

De acordo com o químico Miguel Dabdoub, coordenador do projeto Biodiesel, serão discutidas durante a visita, metas e diretrizes para a implantação do Programa Paulista de Biodiesel desenvolvido pela Universidade.

O biodiesel é um combustível gerado a partir de uma reação química entre óleos vegetais e álcool de cana. O óleo vegetal pode ser de soja, babaçu, milho, algodão, canola, girassol e pequi.

De acordo com o químico Dabdoub, o laboratório começou produzir o biodiesel no final de 2000 e a intenção é que seja adotado pelo Brasil para diminuir a dependência do petróleo e contribuir com os mecanismos de desenvolvimento limpo. “É fundamental que o país torne-se menos dependente do petróleo, principalmente em épocas de guerra, quando os preços oscilam muito. Além disso, a queima desse combustível é ecologicamente correta, e suas matérias primas são totalmente renováveis”, diz.

Banner Revistas Mobile