Mercado

Biodiesel: 1º leilão de compra será em novembro, diz Rondeau

O ministro das Minas e Energia, Silas Rondeau, anunciou para o próximo mês de novembro a realização do primeiro leilão de compra, por parte da Petrobras, de uma oferta de 1 milhão de litros de biodiesel. De acordo com o ministro, será adquirido combustível prioritariamente de agricultores familiares. Até 2008, a mistura do biodiesel, produzido a partir do etanol e uma oleaginosa, é optativa no Brasil. A partir de 2008, será compulsória a mistura de 5% do produto ao óleo diesel.

Durante apresentação no seminário “Novo Paradigma para a Agricultura Mundial”, realizado hoje em Piracicaba (SP), o secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Antonio Duarte Nogueira Júnior, criticou a política tributária do governo federal para o biodiesel, que isenta de tributos a produção do combustível nas Regiões Norte e Nordeste, a partir de mamona e dendê.

De acordo com o secretário, essa política é aplicada em detrimento da região consumidora e dos pólos pesquisadores, que estão instalados nas Regiões Sul e Sudeste, nas quais os impostos sobre o biodiesel tornam inviável o processamento do produto.

Rondeau admitiu que até 2008 a intenção do governo é dar condições para que a agricultura familiar se prepare para competir em pé de igualdade com a agroindústria do biodiesel. “O que se espera é que a partir de 2008, a agricultura familiar esteja preparada para reduzir os custos de produção, ganhar em escala, e ter assim a vantagem na produção”, informou.

Banner Revistas Mobile