Mercado

Barragens e variedades resistentes à seca são necessárias

Ao mesmo tempo em que os problemas causados pela forte seca que atinge o Nordeste brasileiro são apontados, soluções também são elaboradas. A estiagem tem tirado o sono dos produtores de cana-de-açúcar, que ano a ano, observam uma queda cada vez mais acentuada na produção (veja quadro comparativo nesta página)

Para o presidente da Unida — União Nordestina dos Produtores de Cana, Alexandre Andrade Lima, três ações podem amenizar os problemas da região. “Políticas públicas de médio e longo prazo, construção de pequenas barragens para irrigação, e uma variedade resistência à seca, se possível uma variedade transigência. Com essa composição, teríamos uma melhora significativa”, explica.

Questionado em quais pontos as usinas podem agir, Lima reitera que a ‘lição de casa’ precisa ser feita. “Precisamos aumentar a capitação da água no período das chuvas para otimizar sua utilização no período de seca. O custo é muito alto para os produtores, no entanto, as usinas já estão desenvolvendo a referida ação, com destaque para as usinas alagoanas”, indica.

A matéria completa você acompanha na edição 233 do JornalCana.

Banner Revistas Mobile