Mercado

Banco japonês quer financiar setor sucroalcooleiro no Brasil

Representantes do Japan Bank for International Cooperation (JBIC), o banco de desenvolvimento do Japão, disseram que estão dispostos a financiar projetos de longo prazo para aumentar a produção de álcool combustível no Brasil.

Os executivos do banco chegaram ao Brasil no início desta semana e devem visitar usinas, centro de tecnologia e conversar com representantes do governo brasileiro.

Nesta quarta-feira, a missão do JBIC esteve reunida com o secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Luís Carlos Guedes Pinto. Durante o encontro, os japoneses disseram estar interessados em obter maiores detalhes sobre o Programa Brasileiro de Agricultura Energética. No próximo dia 2 de fevereiro, a delegação do JBIC deve assinar um termo de referência com o ministério para assinalar acordo de entendimento bilateral.

No mesmo dia, os executivos japoneses também conversaram com Ângelo Bressan, diretor de açúcar e álcool do Ministério da Agricultura. Segundo Bressan, os executivos deverão investir na produção de cana e logística para álcool no Brasil. Eles disseram que contrataram uma consultoria para estudar as possíveis áreas de investimentos do setor.

Em 2003, o governo japonês regulamentou a lei que autoriza a adição de até 3% de álcool à gasolina, o que estimula uma demanda de 1,8 bilhão de litros por ano de álcool. A demanda pode atingir 6 bilhões de litros anuais com a mistura a 10%.

Banner Revistas Mobile