Mercado

Avermelhamento das plantas do algodoeiro preocupa GBCA

O Grupo Brasileiro dos Consultores de Algodão (GBCA) alerta os produtores sobre o problema do avermelhamento das plantas do algodoeiro, observada nas principais regiões produtoras do Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste do Brasil.

Segundo os consultores, existem vários fatores que causam avermelhamento das plantas do algodoeiro, como viroses (doença azul e vermelhão), encharcamento, senescência, broca da raiz, complexo fusarium-nematóide de galhas, ácaros (vermelho e rajado), “stress” de veranico, deficiência de magnésio e/ou potássio, injúrias de defensivos químicos e fatores genéticos.

Porém, o fato preocupante aos consultores de algodão na safra 2007/08 é a elevada presença de plantas tigüeras de algodão e de soqueiras no meio de lavouras de soja e milho, que serviram de refúgio para bicudo, pulgões, hospedando doenças e fazendo com que estas populações de insetos e doenças se mantivessem elevadas, acima dos níveis de controle recomendados. Segundo os consultores, esse fato é favorável ao agravamento dos sintomas de avermelhamento.

Por outro lado, a maioria das evidências aponta que o avermelhamento observado se deve a viroses transmitidas pelos pulgões, fato que ocorreu mesmo nas cultivares consideradas resistentes até a safra passada.

Foram coletadas amostras de plantas avermelhadas para confirmação do agente causal específico por virologistas do Instituto Agronômico de Campinas (IAC) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Com objetivo de garantir a sustentabilidade e a segurança da cotonicultura brasileira, os consultores do GBCA alertam os produtores que para a safra 2008/09 todos se preparem com as metas de soqueiras e tigüeras zero.

Recomendam também que os produtores utilizem níveis de controle de pulgão mais baixos que os praticados nesta safra para evitar escapes populacionais e conseqüentemente possíveis riscos à produção. Esta estratégia evitará o agravamento do problema de avermelhamento e reduzirá riscos para a cotonicultura.

Banner Revistas Mobile