Mercado

Aumentam custos de produção do açúcar no Brasil, diz FT

O custo de produção do açúcar no Brasil aumentou em comparação com os de algumas partes da Europa, ilustrando o declínio da competitividade da maior economia da América Latina mesmo em uma de suas principais indústrias agrícolas, de acordo com um importante trader da commodity.

Ainda que, de longe, as produtoras de menor custo, as companhias de açúcar do Brasil estão sendo afetadas pela alta da moeda, infraestrutura ineficiente e aumentos dos custos da mão de obra e das despesas gerais, levando empresas a considerar transferir a produção para outros mercados, como a África, disse Alberto Weisser, CEO da Bunge, uma das maiores traders mundiais de commodities.

“Acredito que as pessoas não se deram conta ainda de que, hoje, é mais barato cultivar e produzir o açúcar na Europa, disse Weisser em um painel de discussão do jornal “Financial Times” na Nyse Euronext. “Isso me preocupa. O Brasil está se tornando muito caro”, acrescentou.

Os crescentes desafios à sua competitividade, mesmo no setor agrícola, vêm em um momento em que o Brasil luta contra a apreciação da taxa de câmbio nos últimos meses.

Enquanto o Brasil mantém-se produtor e exportador dominante de açúcar por causa de sol e água abundantes e terras favoráveis à cultura, sua vantagem tanto alardeada de baixos custos vem se erodindo. As informações são do Financial Times

Banner Revistas Mobile