Usinas

Atvos anuncia investimento de R$ 350 milhões em planta de biometano

Unidade terá capacidade instalada de produzir 28 milhões de metros cúbicos de biometano por safra

(Divulgação Abiogás / Júlio Rua)
(Divulgação Abiogás / Júlio Rua)

A Atvos assinou nesta semana um Memorando de Investimentos para erguer sua primeira fábrica de biometano a partir de resíduos da cana-de-açúcar.

Localizada em Nova Alvorada do Sul – MS, onde a empresa já opera uma usina de produção de etanol, esse novo empreendimento receberá investimentos superiores a R$ 350 milhões.

A nova operação, que utilizará vinhaça e torta de filtro como insumos provenientes da cadeia produtiva da cana, ocupará uma área de 150 mil metros quadrados e terá capacidade instalada de produzir 28 milhões de metros cúbicos de biometano por safra.

LEIA MAIS > Campanha Movido pelo Agro – Etanol é lançada em Goiás

A implantação da fábrica de biometano na Unidade Santa Luzia (USL) marcará a entrada da Atvos no mercado de gás natural de origem renovável, contribuindo para atender uma demanda crescente por soluções sustentáveis. O projeto, que segue os princípios da economia circular ao gerar novas receitas a partir de resíduos da cadeia de produção, visa inicialmente abastecer parte da frota logística da empresa e seus parceiros, com a meta de reduzir em até 40% o uso de diesel no médio prazo.

De acordo com projeções da Abiogás, a produção de biometano no Brasil deverá saltar de 1 milhão de m³ por dia para 7 milhões de m³/dia até 2029, refletindo a crescente importância desse combustível renovável.

LEIA MAIS > Safra 2023/24 termina como a maior da história

Atualmente, a operação da Atvos em Nova Alvorada do Sul tem capacidade para processar 5,5 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, produzindo 498 milhões de litros de etanol, o equivalente a abastecer 9 milhões de carros compactos, além de gerar 376 GWh de energia elétrica limpa, suficiente para abastecer 1,8 milhão de pessoas.

A empresa também mantém operações na Unidade Eldorado (UEL), em Rio Brilhante, e na Unidade Costa Rica (UCR), direcionada para a produção de biocombustíveis à base de cana-de-açúcar.

Banner Revistas Mobile