Mercado

Área de cana cresce 2% na região de Uberaba - MG

Total chega a 117.300 hectares com cana-de-açúcar cultivada

Área de cana cresce 2% na região de Uberaba - MG

Segundo dados divulgados pelo Conselho Gestor de Safra, mesmo com a diminuição nas áreas plantadas de milho e soja para o cultivo de verão 2021/22, Uberaba – MG deve registrar aumento na produtividade dos grãos. Para realizar o levantamento foram feitas visitas aos produtores e análise de imagens de satélite.

De acordo com o Conselho Gestor de Safra, a soja foi plantada em 83.600 hectares. A área é 2,45% menor do que o plantado na safra 2020/21.

Nas lavouras de milho, o levantamento detectou que a redução na área plantada foi maior do que em relação à soja. Em 2020/2021 foram plantados 25 mil hectares do grão, enquanto que, em 2021/2022 o plantio ocupa 19.700 hectares.

Em recente entrevista, o agrônomo da Secretaria do Agronegócio, Salvador Miziara, afirmou que a redução foi ocasionada por opção dos produtores. “Como as chuvas se iniciaram mais cedo, alguns preferiram investir primeiro na soja, até por rentabilidade do momento, deixando para plantar milho na safrinha”, afirmou.

LEIA MAIS > Zilor faz captação de R$100 milhões por meio do Programa BNDES RenovaBio

Ainda conforme Miziara, quem plantou o grão agora está colhendo até 165 sacas por hectare, 15 a mais do que na safra anterior.

Já o milho para silagem foi plantado em 12.500 hectares, com produtividade de 45 toneladas por hectare. De acordo com a Sagri, 60% das lavouras com o produto foram colhidas na cidade.

Cana-de-açúcar

 Por outro lado, a matéria-prima para a produção de açúcar e etanol foi plantada em área maior do que no período anterior. Conforme o Conselho de Safra, 117.300 hectares estão com cana-de-açúcar cultivada, 2% a mais do que em 2021, quando o produto foi cultivado em 115 mil hectares.

Desta área total, 16.600 hectares estão em formação, ou seja, atualmente estão com outras culturas plantadas, mas que receberão cana-de-açúcar na safra seguinte. A maior parte dessa área está sendo cultivada com soja e crotalária – planta leguminosa de rápido crescimento, utilizada para adubação verde e que apresenta excelência no controle dos nematóides do solo (pequenas larvas que atacam as plantas).

Banner Revistas Mobile