Mercado

Após protesto, cinco ministérios recebem agricultores em Brasília

img4483

Nesta quarta-feira (05/12), produtores rurais nordestinos estiveram em Brasília reivindicando a renegociação de dívidas a membros de ministérios. Segundo os participantes, as repetidas secas e juros exorbitantes inviabilizaram o pagamento de dívidas, em especial às anteriores ao ano de 2001. Na ocasião, antes de serem recebidos pelos integrantes do governo, os produtores protestaram fechando a rua em frente à Praça dos Três Poderes.

Uma comissão formada por produtores de diversos setores participaram da reunião com os representantes dos ministérios do Desenvolvimento Agrário, Fazenda, Agricultura, Integração Nacional e da Casa Civil. “É preciso entender que o pleito é justo, porque reivindica condição real e justa para quitação do passivo”, diz o vice-presidente da Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco – AFCP, Paulo Guedes.

Segundo o dirigente, o governo federal se comprometeu em responder o pleito do setor até o dia 20 de dezembro.

Protesto – Durante toda a manhã da terça-feira (04/12), cerca de 500 produtores nordestinos bloquearam a via em frente ao Palácio do Planalto, reivindicando a renegociação das dívidas do setor. A ação garantiu uma primeira reunião com o secretário geral da Presidência, Gilberto Carvalho no mesmo dia da mobilização. A iniciativa possibilitou ainda a reunião com os ministérios nesta quinta-feira. “Também conquistamos apoio de deputados da bancada nordestina, da Frente Parlamentar Agropecuária e do líder do governo na Câmara, Arlindo Chinaglia”, completa Guedes.

Banner Revistas Mobile