Mercado

ANP cria agente comercializador e operador do mercado de etanol

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) aprovou hoje a criação, no mercado de etanol, das figuras do agente comercializador e do agente operador de bolsas de mercadorias e futuros. A iniciativa visa contribuir para o aperfeiçoamento do processo de comercialização do produto.

Segundo a ANP, a figura do agente comercializador irá aumentar a segurança e a regularidade do abastecimento de etanol, o que poderá resultar em redução nas oscilações de preço decorrentes da sazonalidade.

Já a criação da figura do agente operador de bolsas de mercadorias e futuros visa aumentar a liquidez dos contratos futuros de etanol negociados na BM FBovespa.

A resolução da Agência será publicada na edição de 24 de dezembro do Diário Oficial da União. Ela estabelece ainda que os volumes de etanol combustível entregues aos agentes de comercialização ou a terceiros por ele indicados na bolsa de mercadorias e futuros serão informados à ANP, por meio eletrônico. A resolução exige a adequação dos novos agentes às regras e procedimentos estabelecidos pela Agência.

Banner Revistas Mobile