Mercado

ANÁLISE-Sede de biocombustíveis impulsiona óleo de soja nos EUA

O óleo de soja, tradicionalmente um dos produtos menos negociados na Bolsa de Chicago (CBOT), está atingindo novos patamares num momento em que investidores apostam em biocombustíveis em meio à disparada dos preços do petróleo.

Enquanto tanto milho como cana são usados para produzir álcool, cerca de 90 por cento do biodiesel norte-americano é derivado do óleo de soja.

Os futuros de óleo de soja na CBOT atingiram a máxima de nove meses, de 26,12 centavos de dólar por libra-peso, no fim de abril.

O avanço coincidiu com altas históricas acima de 75 dólares para o barril de petróleo e previsão de que os preços da gasolina nos EUA podem facilmente ultrapassar 4 dólares por galão em breve.

“De repente o óleo de soja parece estar subvalorizado e você vê muitos fundos direcionando recursos para o produto, já que parece ser uma fonte barata de energia”, afirmou Randy Mittelstaedt, analista da trading R.J. O Brien.

Especuladores são atraídos para mercados como o de óleo de soja já que a demanda por biodiesel feito a partir de soja deve crescer nos próximos anos, especialmente se os preços do petróleo, da gasolina e de outros mercados de energia continuarem avançando.

A indústria norte-americana de biodiesel ainda está engatinhando. O Conselho Nacional de Biodiesel dos EUA (National Biodiesel Board) projeta a produção de biodiesel do país em 150 milhões de galões em 2006, duas vezes maior do que no ano passado, e bem abaixo dos 44,8 bilhões de galões de diesel norte-americano produzidos no ano passado.

No entanto, 50 fábricas de biodiesel devem começar a operar nos próximos 18 meses, somando-se às 65 que já operam atualmente. Essa expansão irá elevar a capacidade para 1 bilhão de galões, enquanto a capacidade atual de produção é de 395 milhões de galões, segundo Jenna Higgins, do Conselho.

Analistas prevêem que o uso total de óleo de soja para a produção de biodiesel pode atingir aproximadamente 1 bilhão de libras-peso este ano. São necessárias 7,5 libras de óleo de soja para fazer uma galão de biodiesel.

A soja é processada em farelo e óleo. Tipicamente, o valor do óleo de soja corresponde a 38 a 40 por cento do esmagamento de soja, mas o crescimento dos valores de energia elevou esse percentual para 41 a 42.

O número de contratos de óleo de soja em aberto na CBOT está na máxima de todos os tempos — atingindo novas máximas a cada dia desse mês.

“Quando você olha o número de contratos em aberto e o aumento da participação de grandes especuladores, você definitivamente percebe o crescimento total de fundos”, disse um trader da CBOT.

Há muitas discussões sobre empresas oferecendo fundos de índices especializados, uma cesta diversificada de commodities para acompanhar o mercado de biocombustíveis, que poderia incluir milho, açúcar, óleo de soja e semente de colza.

Banner Revistas Mobile