Mercado

Amyris e Total formam joint venture para produzir querosene de aviação e diesel renovável

img2763

As companhias americanas Amyris, de tecnologia de produtos renováveis, e a Total, focada em operações de gás e petróleo, anunciaram nesta terça-feira (31 de julho) contratos para expandir a colaboração em pesquisa e desenvolvimento (P&D) e formar uma joint venture para desenvolver, produzir e comercializar biocombustíveis e outros produtos renováveis.

Um dos objetivos do acordo é acelerar o programa do biofene, farneseno renovável da Amyris que permite a fabricação de diesel renovável que utiliza açúcares como matéria prima. O diesel tem por foco servir como combustível de jatos.

Lançado em 2010, o programa de P&D é administrado pelas duas empresas. A Total comprometeu-se em contribuir com US$ 105 milhões para dar sequência ao trabalho.

Adicionalmente, a futura joint venture, da qual cada empresa terá 50% de controle, contará com os direitos exclusivos de produzir e comercializar querosene de aviação e diesel renovável, além de direitos não exclusivos a licenças para outros produtos renováveis, como fluídos de perfuração, solventes, polímeros e determinados biolubrificantes. A joint venture planeja iniciar suas operações ainda neste segundo semestre de 2012.

Banner Revistas Mobile