Mercado

Amyris anuncia acordo com a usina Paraíso

A Amyris anunciou, ontem, mais um acordo com uma usina do setor sucroalcooleiro, a Paraíso Bioenergia SA, para a produção de especiarias químicas a partir da cana-de-açúcar.

Localizada em São Paulo, a expectativa é de que a nova empresa processe o caldo de até 1 milhão de toneladas de cana por ano. A expectativa é de que a planta, que será construída pela Amyris ao lado da usina Paraíso, entre em operação em 2012.

Também entra em operação no segundo trimestre de 2012, a unidade que a Amyris está construindo em joint venture com o Grupo São Martinho, a SMA Indústria Química SA, com as obras já em andamento.

O acordo utilizará, inicialmente, 1 milhão de toneladas de canade-açúcar fornecidas pela Usina São Martinho para a produção de especialidade química de alto valor agregado, o farneceno, utilizado na produçã o desde cosméticos a produtos de higiene a combustíveis. A previsão é de produção de 92 milhões de litros de farneceno no primeiro ano na unidade da São Martinho. Os investimentos na SMA são de US$ 35 milhões.

O farneceno será comercializado pela Amyris com o nome de Biofene. No Brasil, além da Paraíso e São Martinho, a Amyris também tem acordos com usinas da Cosan, Guarani e Bunge. A procura por esta especialidade química é grande e, mesmo antes do início da produção em larga escala, a Amyris já tem fechado contratos de venda de Biofene com empresas como a Procter & Gamble, (higiene e limpeza, Soliance (cosméticos), Firmenich (perfumes), Gruppo Mossi & Ghisolfi (polímeros e aditivos plásticos), Shell e Total (petróleo).

No final de fevereiro, a Amyris Brasil anunciou o nome de Paulo Diniz para o cargo de presidente executivo do braço nacional da Amyris. Conhecido por sua atuação no setor sucroalcooleiro, a escolha de Diniz para administrar a Amyris no Brasil sinaliza a estratégia de consolidar a produção de especiarias químicas a partir de cana no País. Antes da Amyris, Diniz foi diretor da Bunge Brasil e também da Cosan.

Banner Revistas Mobile