Gestão Administrativa

Tecnologias inovadoras aprimoram preparo e extração

Com desfibrador extrapesado que substitui sistema convencional –, usina de
João Pinheiro obtém índice de preparo de até 92%

Usina Bevap

Inovações tecnológicas nos sistemas de recepção, preparo da matéria-prima e extração do caldo estão proporcionando ganhos financeiros e de eficiência que chegam a ser surpreendentes em diversos casos.

A utilização do desfibrador extrapesado no preparo – que substitui o sistema
convencional com picador –, da camisa de alta drenagem em moendas e do software SPAA são algumas soluções que estão gerando diversos benefícios para unidades industriais de usinas e destilarias.
Além disso, algumas medidas para o aperfeiçoamento dos sistemas de limpeza de
cana têm melhorado a qualidade da matériaprima que está sendo transportada para a
indústria, junto com maior quantidade de impurezas minerais e vegetais, devido à
mecanização da colheita.

Um case de sucesso relacionado à recepção, preparo e extração, apesar dos
recentes aprimoramentos e modificações ao sistema, é o da Bevap Bioenergia, de João Pinheiro, MG, que tem adotado algumas tecnologias e procedimentos avançados, de elevada eficiência.

Fernando Calsoni, Bevap
Fernando Calsoni, Bevap

No processo de preparo da matériaprima para extração, por exemplo, essa usina conta com desfibrador extrapesado com potência instalada de 6.500 cv – informa Fernando Cesar Calsoni, gerente da Divisão Industrial da Bevap. “Alcançamos até 92% de IP – Índice de Preparo, o que para o difusor é muito importante em função da extração”, afirma.

A desativação de picadores no preparo, em decorrência da nova configuração dessa
etapa do processo, possibilitou redução do consumo de energia e do custo de manutenção. O sistema de extração dessa unidade sucroenergética de João Pinheiro é composto por um difusor para 12.000 toneladas de cana por dia, com um pré-max e um terno de secagem de 90 polegadas após o difusor – detalha – para enquadramento da umidade do bagaço, que registra atualmente uma
média de 48,5%.

Banner Revistas Mobile