Mercado

Saiba como a Usina Alcoolvale faz cultivo de soja na rotação de cana

Empresa estreia nesse tipo de operação

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
OLYMPUS DIGITAL CAMERA

A Alcoolvale S/A – Álcool e Açúcar estreia no plantio de soja no sistema de rotação de cultivo da cana-de-açúcar.

Controladora de unidade produtora localizada em Aparecida do Taboado (MS), a Alcoolvale planta soja durante a rotação pela primeira vez desde que foi implantada, em 1981.

Saiba a seguir como a Alcoolvale faz cultivo de soja na rotação de cana, a partir de informações da empresa.  

Em parceria

A ação foi realizada neste ano em parceria com o produtor rural Floriano Tiago Virginski, em uma área de 106,76 hectares.

Duração

Do plantio à colheita, o processo dura de 105 a 110 dias, que coincide com o período da entressafra da cana.

Máquinas usadas

Para lavrar a terra, foi utilizada apenas uma plantadeira, com nove linhas de semeadura.

No solo

Os discos de corte abrem passagem no solo para o adubo, 14 sementes são colocadas a cada metro linear, e, para finalizar, a própria máquina cobre o sulco em que a soja acabou de ser plantada.

Amendoim

E, pelo segundo ano consecutivo, a empresa planta amendoim logo após a safra da cana.

Área ocupada

A cultura ocupa 900 hectares da empresa Nani Agroindustrial Ltda. No caso do amendoim, do plantio à colheita serão quatro meses de lavoura.

Evitar a exaustão

A rotação de culturas é uma técnica agrícola de conservação que visa diminuir a exaustão do solo. Isso é feito trocando o cultivo ao final da safra de cana, e, com a alternância de espécies – como neste ano, com a soja e o amendoim –, as necessidades de adubação são diferentes a cada ciclo, que acaba levando maior número de nutrientes à terra.

Benefícios

Além do propósito comercial com a rotação, a intenção é recuperar o solo, aumentando sua atividade biológica e capacidade de absorção de água, diminuindo o risco de erosão e perda de nutrientes com as enxurradas. São vários os benefícios, como controle de doenças, controle de pragas, controle de plantas daninhas, maior proteção do solo, reciclagem de nutrientes e aumento de produtividade.

Mais sobre a Alcoolvale

A empresa está localizada na Fazenda Santa Inês, zona rural do município de Aparecida do Taboado.

Foi fundada em 17/2/1981 como destilaria autônoma de produção de álcool etílico carburante extraído da biomassa de cana-de-açúcar.

Sua constituição foi fruto do Programa Nacional do Álcool (Proálcool) e teve como empreendedores iniciais os empresários rurais que apostaram nesse setor agroindustrial, tendo por mote a diversificação das atividades produtivas e a certeza de estarem contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico da região de Aparecida do Taboado.

Adquirida em 2000 pelo grupo agroindustrial sucroalcooleiro capitaneado pela Unialco S/A. Álcool e Açúcar, localizada no município de Guararapes (SP).

A empresa processa em média 1.700.000 toneladas/ano, produzindo 95 toneladas/ano de Açúcar e 84.000.000 litros/ano de etanol.

Mas a pretensão do empreendimento é ampliar sua capacidade de processamento de cana-de-açúcar industrial para 2.500.000 toneladas/ano, contribuindo ainda de forma mais decisiva no desenvolvimento regional e na elevação da renda média da população afeta à sua área de influência.

Banner Revistas Mobile