Usinas

Pernambuco pode ter terceira usina gerida por cooperativa de canavieiros

Estreliana será reativada para moer nesta safra

Pernambuco pode ter terceira usina gerida por cooperativa de canavieiros

Os trabalhos de preparação do parque industrial para a reativação da Usina Estreliana foram acompanhados, nesta quarta-feira (15), por uma comitiva formada pelo prefeito da cidade, diretores da companhia e da Cooperativa Agroindústria de Fornecedores de Cana (Copersul).

A unidade, localizada em Ribeirão/PE, deve se tornar a terceira usina no Estado administrada pelo mesmo modelo cooperativado de sucesso de canavieiros pernambucanos, como a Coaf/Cruangi, em Timbaúba, e a Agrocan/Pumaty, em Joaquim Nabuco. A Associação dos Fornecedores de Cana (AFCP) informa que as negociações para o arrendamento da usina pela Copersul já estão em fase avançada.

LEIA MAIS >Feplana defende inclusão do produtor rural no programa de suporte ao emprego

“O contrato está sendo analisado pela direção da Estreliana. Está próximo da Copersul arrendar a unidade”, afirma Alexandre Andrade Lima, presidente da AFCP e líder do Conselho Agropecuário da Organização das Cooperativas do Brasil em Pernambuco (OCB-PE).

O avanço das tratativas se deve ao empenho especial do prefeito de Ribeirão, Marcelo Maranhão, que é filho do proprietário da Estreliana. O presidente da Copersul é o fornecedor de cana, Carlos Antônio César. Ele informa que o apontamento da usina está indo muito bem, ampliando a capacidade de produção de etanol. A AFCP e a Copersul estão na expectativa da concretização positiva do contrato para a cooperativa iniciar a reativação da Estreliana nesta safra.

Banner Revistas Mobile