Gestão Administrativa

Especialista defende comunicação efetiva com cliente final do setor

Não canso de dizer que precisamos nos comunicar de maneira mais eficiente com o cliente final de nossos produtos como, formadores de opiniões que se estiverem satisfeitos, propagarão e defenderão o setor. A melhor propaganda é aquela que vem de consumidores satisfeitos e que acreditam em uma causa diferenciada e inovadora como o etanol. Essa é a opinião de Aparecido Mostaço, administrador, diretor de Gente e Gestão, sócio-diretor Energia Humana Consultoria.

“Para reverter esta situação, é preciso que todos os elos da cadeia produtiva se unam numa só voz, em um só espírito e em um só sentimento: “Valorizar” o etanol e o setor”.

Para ele, valorizar o etanol é garantir ao setor sucroenergético as condições necessárias para um planejamento de longo prazo, para o estímulo de mais unidades greenfields (o setor precisa investir R$ 97 bilhões para atender a demanda até 2020), linhas de crédito para estoque regulador e para renovação dos canaviais, definição do marco regulatório, destravar o preço da gasolina e deixar os preços flutuarem, etc. “Porém, todas estas ações dependem de decisões políticas. E em decisões políticas o que importa é a opinião pública. O governo não destrava os preços da gasolina, porque teme as críticas e a repercussão da opinião pública”, diz.

Segundo o consultor, é preciso habilidade política para propor mudanças que exigem grandes decisões políticas. “Se cada integrante da cadeia produtiva, resolver contribuir com o esclarecimento para a valorização do setor e pegar um panfleto com todas as informações do nosso setor e transmitir para mais 2 pessoas de seu relacionamento, seja numa conversa, seja por e-mail, seja em sua rede social, alcançaríamos 8 milhões de pessoas conhecendo um pouco mais sobre o setor e tendo as condições de defendê-lo”, ressalta.

Para Mostaço, defendê-lo ao optar pelo etanol no abastecimento de seu veículo e para solicitar aos seus candidatos a cargos públicos; Vereadores, deputados, governadores, senadores e Presidente da República que defendam e lutem para o desenvolvimento do setor. “Se cada um fizer um pouquinho, logo teremos muitas coisas feitas em prol do setor”.

Banner Revistas Mobile