Mercado

Conheça cases inovadores em nutrição vegetal, foliar e maturação

Usinas, produtores de cana e especialistas apresentam exemplos bem-sucedidos

Conheça cases inovadores em nutrição vegetal, foliar e maturação

Já está comprovado que um correto programa de nutrição e maturação vegetal da cana-de-açúcar deve levar em consideração parâmetros técnicos para que a planta obtenha maiores índices de produtividade na lavoura. Requisitos como as análises de solo e tecido vegetal; histórico da área de cultivo; índices críticos para solo e tecido vegetal; valores de extração e exportação de cada nutriente são fundamentais. Além disso, alguns desses parâmetros também devem ser levados em consideração para diminuir a influência do fator fertilidade/nutrição na produtividade da lavoura. Contudo, é preciso ir além.

SAIBA MAIS > Especialistas mostram inovações em microbiologia e fertilidade do solo

Consistindo de uma tecnologia de custo acessível, a adubação foliar em cana-de-açúcar mostra-se como uma alternativa para ganhos em produtividade, em complemento à adubação de solo. A proposta não é de substituir as práticas comuns de adubação via solo, mas contribuir para a correção e/ou prevenção de deficiências, principalmente, de micronutrientes.

SAIBA MAIS > O que está provocando o crescimento do controle biológico nos canaviais?

Estudos comprovam que trabalhando sobre as deficiências, a adubação foliar em cana-de-açúcar proporciona ganhos significativos na produtividade (toneladas de colmo/ha), na produção de açúcar (toneladas de açúcar/ha) e na produção de etanol (litros/ha).

LEIA TAMBÉM > Quatro cases mostram a busca pela cana de três dígitos
É possível substituir o maturador por outra prática?

O uso do maturador é uma prática majoritariamente utilizada por produtores há muitas safras. O objetivo de seu uso é proporcionar um aumento dos teores de açúcar na cana no início do ciclo ou uma manutenção no final da safra. Mas alguns produtores resolvera pensar ‘fora da caixa’ e substituir o maturador por duas etapas de pré-maturadores, modificando assim o conceito comum de trato cultural. E eles têm conseguido um índice de ATR notável.

LEIA TAMBÉM > Controle biológico contribui com desenvolvimento dos canaviais

Para comprovar a eficácia de todas essas práticas e apresentar o que há de mais recente na área, o JornalCana reuniu no dia 28/08 um time altamente qualificado para um webinar técnico sobre Nutrição & Maturação Vegetal + Foliar.

São eles:
Azael Pizzolato Neto, produtor de cana na Ipê Agro
Carlos Crusciol, professor Titular da UNESP de Botucatu (SP)
Fabiana Ascêncio, especialista de Nutrição e Maturação Raízen
Lucas Jandrey, planejamento agrícola da Cerradinho Bio
William Moreira, gerente comercial da Unifibra

Eles apresentaram, hoje seus cases e experiências no painel virtual Nutrição & Maturação Vegetal + Foliar da 1ª Maratona CANABIO, considerado o mais completo evento sobre Manejo Biológico, Orgânico e Sustentável em Cana-de-Açúcar.

Assista na íntegra:

Patrocínio
  • Biotrop — Semeando biológicos, cultivando vida
  • HB Saúde – Humanização e Tecnologia em Saúde
  • Hover 500, a colhedora de cana da Jacto. Hover 500, feita para conquistar o seu canavial!
  • Koppert — Biológico é Koppert
  • Microgeo — Biotecnologia agrícola
  • Unifibra — Projetos especiais para irrigação agrícola
Banner Revistas Mobile