Usinas

Cotações de açúcar subiram em abril

No mercado interno, as vendas recuaram, em média, 18,62%

Cotações de açúcar subiram em abril

As cotações do açúcar demerara subiram no balanço de abril, impulsionadas sobretudo pela valorização do petróleo. Além disso, apesar do início da moagem no Centro-Sul brasileiro, o volume do alimento disponível ainda é baixo.

Porém, os valores do demerara chegaram a cair com certa força em alguns períodos do mês, influenciados por expectativas de aumento nos juros nos Estados Unidos e de que a Índia exporte volume recorde de açúcar – segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), em torno de 8,7 milhões de toneladas.

Segundo o USDA, na atual temporada mundial (2021/22), a produção da Tailândia se recuperou, somando entre 10 e 11 milhões de toneladas. Para o Brasil, o USDA estima produção de açúcar em 36,37 milhões de toneladas na atual safra 2022/23, aumento de 2,9%.

Cálculos do Cepea indicaram que, em abril, as vendas internas do açúcar remuneraram, em média, 18,62% a mais que as externas. Esse cálculo considera o valor médio do Indicador CEPEA/ESALQ e do vencimento Maio/22 do Contrato nº 11 da Bolsa de Nova York (ICE Futures), prêmio de qualidade estimado em US$ 84,75/tonelada e custos com elevação e frete de US$ 54,58/tonelada.

Banner Revistas Mobile