Usinas

Cooperativismo faz duas usinas voltarem a moer

Cooperativismo faz duas usinas voltarem a moer

2014-03-07 Eduardo Campos Governador

Em função dos problemas econômicos enfrentados pelo setor canavieiro, também, no Nordeste, as unidades industriais Pumaty e a Cruangi, localizadas em Palmares e Timbaúba respectivamente, estão fechadas desde 2012. Neste sábado, 8 de março, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, se reuniu com políticos e fornecedores de cana da Zona da Mata, quando anunciou a reabertura da duas usinas de açúcar e etanol.

As unidades funcionarão através do modelo de cooperativismo. No caso da Cruangi, a administração será feita somente pelos canavieiros, enquanto que a Pumaty será feita de forma compartilhada com os atuais proprietários da empresa. De forma prática, a cooperativa vai arrendar a usina Cruangi e os canaviais da Pumaty para os fornecedores de cana retomarem a produção.

Os agricultores receberão apoio do Estado para fazer os tratos culturais das lavouras para estimular a produção até o início da moagem em setembro. Estima-se um investimento na ordem de R$ 30 milhões. O recurso investido será pago em três anos ao Estado, com o imposto gerado pela volta da atividade das unidades, além dos empregos gerados diretamente pela volta do funcionamento das duas unidades.

A ação governamental é resultado de um projeto que já vem sendo debatido entre os canavieiros e o governo desde o ano do fechamento das duas usinas. A previsão é de que elas voltem a funcionar em setembro deste ano, moendo a cana da atual safra.

cana nordeste4

Banner Revistas Mobile