Usinas

Com Programa ReduZa, Raízen garante uso eficiente da água em suas operações

Iniciativa possibilitou companhia reduzir 11 bilhões de litros na última safra

Com Programa ReduZa, Raízen garante uso eficiente da água em suas operações

A Raízen divulgou nesta quinta-feira (10), os resultados conquistados com seu programa de adoção de boas práticas em gestão hídrica.

A companhia dispõe, desde 2015, do ReduZa, que incentiva as melhores práticas para reuso de águas nas operações industriais e o aproveitamento da própria água proveniente da cana-de-açúcar, reduzindo, assim, o consumo e a captação de fontes externas.

Por meio desta iniciativa, recentemente a empresa obteve uma redução no volume total de água captada de 11 bilhões de litros em comparação à safra anterior (2020/21), o que representa um delta de 15% a menor, muito impactado pela quebra de cana e redução na quantidade processada.

LEIA MAIS > ANP pode melhorar até 30% da nota ambiental da Coaf no RenovaBio e elevar CBIOs

O programa, que tem como meta diminuir a pegada hídrica nos processos, vem atingindo resultados significativos com boas práticas de aproveitamento dentro das unidades industriais. Até o momento, a empresa conquistou uma redução de 1,8 bilhão de litros captados nesta safra, se comparado com a mesma base de moagem do período anterior.

O volume é suficiente para abastecer uma cidade de mais de 44 mil habitantes – em linha com a recomendação da ONU de 110 litros/dia por habitante. Ao todo, a redução foi de 2,4% em metros cúbicos por tonelada de cana moída (m3/TC), neste caso sem a influência da quebra de cana, sendo totalmente ligada ao ganho em eficiência hídrica. O número contempla os 31 parques de bioenergia da Raízen em operação, incluindo as oito unidades que eram da Biosev e foram adquiridas pela companhia neste ano.

Diante de um ecossistema integrado de negócios, que atua desde o cultivo e processamento da cana-de-açúcar até a distribuição de combustíveis, a Raízen busca que seus parques de bioenergia em operação tenham máximo aproveitamento da água da cana-de-açúcar e das águas quentes do processo, reduzindo as demandas de captação de água de fontes (subterrâneas e superficiais). Com o programa, a companhia tem por objetivo capturar o máximo de valor do reuso de águas, aliando gestão hídrica à conservação de energia e aumento de eficiência.

LEIA MAIS > Expectativas quanto à produção e ao consumo de açúcar são conservadoras

Nesse cenário, o ReduZa incentiva o aproveitamento de condensado de vapor em etapas da produção, consumindo menos água nesses processos e estimulando a concentração de vinhaça com o devido aproveitamento do condensado gerado, contribuindo assim para a adubação do solo. A otimização no processo das caldeiras de alta pressão também auxilia no ganho de produtividade da indústria, principalmente com o bagaço, que pode ser utilizado na cogeração de energia elétrica.

O programa reforça ainda a agenda de sustentabilidade da Raízen e contribui diretamente para o desenvolvimento eficiente dos negócios. Em 2020, a empresa assumiu compromissos públicos para até 2030, alinhados a 16 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da agenda global da Organização das Nações Unidas (ONU), dentre eles, reduzir a captação de água em 10%. Nos últimos dez anos a companhia já reduziu em 50% o consumo total de água em suas operações.

LEIA MAIS > Diana Bioenergia realizará SIPAT em fevereiro

Para o gerente da Qualidade Integrada da Raízen, José Orlando, a empresa acredita que as boas práticas incentivam os times no uso racional dos recursos hídricos, garantindo maior geração de valor e perenidade dos negócios.

“Estamos atentos a todas as alternativas disponíveis que possam impactar positivamente os processos, reforçando nossa atenção ao desenvolvimento de ações cada vez mais sustentáveis. Como a busca pela redução do uso da água, aliado à conservação de energia, focamos em obter o máximo aproveitamento em nossas operações e, com isso, conseguimos colocar em prática valores elementares do negócio, como os princípios da economia circular”, afirma Orlando.

Banner Revistas Mobile