Mercado

Cogeração pode ser o incremento que as usinas procuram

Cogeração pode ser o incremento que as usinas procuram

A forte estiagem que atingiu a região Centro-Sul no início do ano vai apresentando seus reflexos. No Centro-Sul, a Unica — União da Indústria de Cana-de-Açúcar estima que sejam perdidas 40 milhões de toneladas de cana, somando os os problemas com queimadas.

Em seu último relatório divulgado semana passada, a entidade informou que por falta de matéria-prima ao menos dez usinas já encerraram suas atividades (uma empresa no Espírito Santo, duas em Minas Gerais e sete unidades em São Paulo). Em 2013, apenas duas haviam finalizado suas operações nesta época. Os prejuízos por esta antecipação podem chegar a R$ 6 bilhões no faturamento das usinas.

Gilmar Galon, gerente industrial da Usina Pitangueiras, aposta em cogeração como forma de incremento de rentabilidade nas empresas. “Terá que chover muito para encher os reservatórios. Em pouco tempo podemos viver um caos energético. Estar preparado para atender esta demanda é importante”.

O Leilão A-5 2014, que acontece em 28 de novembro, conta, ainda que forma discreta, com a presença do setor de biomassa. Serão 25 projetos ligados ao setor de termelétricas a biomassa, representando 2,4% do total. Estes somam oferta de 1662 MW, apenas 3,26% do montante ofertado.

Banner Revistas Mobile