Mercado

Alencar cobra fim das barreiras nos países ricos

O presidente em exercício José Alencar ressaltou, durante a abertura da conferência Ethanol Submit – Os desafios da Energia no Século 21, o apoio que o governo brasileiro está dando à produção de biocombustível. Segundo ele, a transformação do etanol em uma commodity global vai impulsionar a criação de emprego e aumento de renda não só no Brasil como no mundo.

Alencar disse também que os biocombustíveis são valiosos para reduzir a instabilidade econômica e política no mundo, mas que para que isso ocorra é necessário que os países mais ricos abram seus mercados para os países em desenvolvimento, tirando barreiras protecionistas.

O presidente em exercício ressaltou a importância da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e de outros institutos de pesquisa brasileiros no desenvolvimento do etanol. Ele também destacou a importância da Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM&F) como uma nova fonte de financiamento para o setor.

Novos rumos

O presidente da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), Eduardo Carvalho, disse que este fórum tem como principal objetivo discutir os novos rumos da energia e o papel do produtor de etanol neste contexto. “Queremos discutir aqui o contraditório. Este não é um fórum em que contratamos palestrantes para dizer o que queremos ouvir e para aplaudir a nós mesmos”, disse ele.

O vice-presidente da Federação da Indústria do Estado de São Paulo (Fiesp), João Guilherme Sabino Ometto, salientou a importância do Estado de São Paulo e de sua indústria no desenvolvimento de novas tecnologias para a produção de etanol e para o setor automotivo. O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, destacou a importância do etanol no combate à poluição nas grandes cidades.

Abastecimento interno

O presidente de Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia, disse que a principal dificuldade enfrentada pelo setor hoje está na execução de políticas públicas que assegurem a normalidade do abastecimento interno. “Apesar de não ser uma idéia nova, o setor precisa de estoques de segurança, o que tem sido objetivo de vários governos mas que até agora não teve êxito por falta de verba no orçamento.” Chinaglia também destacou a importância do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no desenvolvimento da indústria de etanol.

Banner Revistas Mobile