Mercado

Alcopar investe em qualificação profissional

O mercado sucroalcooleiro do Paraná ganhará, a partir de abril, o reforço de aproximadamente 90 profissionais que no último ano passaram por programas de reciclagem profissional, promovidos pela Associação dos Produtores de Álcool e Açúcar do Paraná (Alcopar), em parceria com universidades e entidades do setor.

Duas turmas do Curso de Aperfeiçoamento em Cana-de-Açúcar e uma do Programa de Residência em Engenharia Agronômica participarão do evento de formatura. Para promover a capacitação, a Alcopar firmou parcerias com as universidades Federal do Paraná (UFPR) e Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), que integram a Rede Interuniversitária do Desenvolvimento Sucroalcooleiro (Ridesa).

A iniciativa também foi amparada pela Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica da UFRRJ (Fapur), de usinas e destilarias do Paraná, além do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop-PR).

Segundo o coordenador e professor da UFPR, Edelclaiton Daros, o objetivo é manter os profissionais atualizados em relação às tecnologias da cultura canavieira, além de identificar e buscar respostas para os problemas relacionados à atividade. “No caso dos residentes, oferecer oportunidade de aperfeiçoamento em um segmento em franca expansão, facilitando a entrada no mercado de trabalho”.

A primeira turma do programa, formada por 35 técnicos agrícolas, concluiu o curso de Aperfeiçoamento em Cana-de-Açúcar em setembro de 2007. Em dezembro, foi a vez de 32 gerentes agrícolas, que participaram de um curso com foco em Ambiente Solo. As monografias deverão ser apresentadas em março.

Já os 22 residentes, integrantes da segunda turma do Programa de Residência em Engenharia Agronômica, vão encerrar as atividades em março. A defesa da monografia será no mês seguinte. De acordo com Daros, a tendência é de que boa parte desses profissionais seja efetivada nas unidades onde desenvolveram o estágio referente à pós-graduação.

Banner Revistas Mobile