Mercado

Alcopar e UFPR criam Programa de Residência Técnica

A Alcopar (Associação de Produtores de Álcool e Açúcar do Estado do Paraná) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR) assinaram um convênio para implantação de um Programa de Residência Técnica (PRT) nas áreas de engenharia Mecânica, Civil, Química e Elétrica, voltado para a indústria sucroalcooleira.

O PRT é uma modalidade de capacitação profissional criada para atender a produção industrial do setor. É um curso de pós-graduação que segue o modelo do Programa de Residência em Engenharia Agronômica, oferecido desde 1999 pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e que desde 2005 conta com a parceria da Universidade Federal do Paraná.

O sucesso das duas primeiras edições do Programa de Residência em Engenharia Agronômica no Paraná, resultou na contratação de parte dos estudantes pelas usinas. Essa foi a principal motivação para criação do PRT.

O programa tem duração de dois anos, com treinamento prático profissional supervisionado e aprofundamento teórico através de seminários e discussões técnicas, com auxílio de vídeoconferência.

A parte prática da residência será desenvolvida nas usinas. O candidato selecionado receberá uma remuneração mensal sob forma de bolsa de estudo da UFPR, financiada pela empresa que solicitou o residente. Os valores são equivalentes, no mínimo, aos de uma bolsa de mestrado.

O edital que oferece 40 vagas para os profissionais interessados em ingressar no PRT foi assinado ontem (8) na sede da Alcopar. Os candidatos à seleção deverão ser engenheiros formados há três anos. no máximo.

Na seleção, os candidatos farão uma prova escrita que vai avaliar o currículo de cada um, além de uma entrevista. As inscrições estão abertas e podem ser efetuadas no site www.ufpr.br até o dia 7 de junho.

Banner Revistas Mobile