Mercado

Álcool e nacionalização reduzem conversões de veículos para GNV

A conversão de veículos leves para o uso de GNV (Gás Natural Veicular) somou 21.525 unidades em maio, com queda de 28% em relação a abril, segundo dados do IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás Natural). Para o coordenador do Comitê de GNV do IBP, Rosali Fernandes, esse movimento “é natural” em maio, mas ele admite que as discussões referentes ao gás da Bolívia assustaram o consumidor, reduzindo as conversões.

“Em maio, há uma queda natural, especialmente devido a entrada de nova safra de álcool no mercado. Mas este ano houve o componente adicional com a nacionalização do gás natural na Bolívia e toda a discussão que a medida gerou”, disse Fernandes. Ele observou que, em relação a maio do ano passado, a queda foi em torno de 2%. Em março e abril deste ano as conversões ficaram em torno de 25 mil mensais.

Segundo Fernandes, com a entrada da nova safra de álcool há uma queda natural nos preços desse combustível, especialmente em São Paulo, o que reduz a atratividade das conversões.

“O outro problema é o mercado informal, em que os preços são ainda mais baixos”, reclamou. Segundo ele, apesar dos esforços do governo para reduzir o comércio ilegal de álcool, ainda há muita informalidade no comércio varejista. “Esse é um problema nacional, que teremos de equacionar”, comentou.

Banner Revistas Mobile